Otite canina: o que é, sintomas, causas, remédios e tratamento

A otite canina é uma inflamação do ouvido do cachorro que geralmente é resultado de uma infecção por vírus, fungos ou bactérias.

Cachorros com otite normalmente apresentam sintomas típicos como coçar o ouvido, abanar a cabeça frequentemente ou inclinar a cabeça.

Quando existe suspeita de otite canina é importante consultar o veterinário para avaliar as estruturas do ouvido e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com um antibiótico em gotas e limpeza diária do ouvido.

Sintomas de otite em cachorros

Os sintomas mais comuns de otite em cachorros são:

• Abanar a cabeça frequentemente;
  • Coçar muitas vezes a orelha;
  • Inclinar a cabeça;
  • Cheiro forte na orelha;
  • Vermelhidão e inchaço da orelha;
  • Formação de crostas ao redor da orelha.

A otite canina pode afetar apenas a região mais externa do ouvido, sendo conhecida como otite externa; afetar as estruturas do meio do canal auditivo, sendo conhecida como otite média ou as estruturas mais profundas, sendo chamada de otite interna.

Por norma, quanto mais interna a otite, mais intensos serão os sintomas apresentados, assim como maiores as chances de complicações mais graves, como surdez ou paralisia facial.

Como saber se é otite canina

A única forma de confirmar o diagnóstico de otite canina é indo numa consulta ao veterinário, que irá avaliar as estruturas internas do ouvido através de um aparelho conhecido como otoscópio.

Após confirmada a inflamação do ouvido, o veterinário pode recomendar outros exames, especialmente a análise de uma amostra de secreção do ouvido, para identificar o microorganismo que está causando a infecção. Outros exames que podem ser usados incluem a biópsia ou o raio X do ouvido.

O que causa a otite em cachorros

A otite canina é um problema relativamente comum em cachorros, já que a anatomia do seu ouvido facilita o desenvolvimento de infecções por vírus, fungos ou bactérias.

O risco de infecção é maior em cachorros que têm orelha caída, que sofrem com algum tipo de alergia, que têm doenças crônicas ou que acumulam muita cera no ouvido.

Como prevenir a otite canina

A melhor forma de prevenir a otite canina é através da limpeza do canal auditivo, que deve ser feita regularmente. Dessa forma, é recomendado que, pelo menos, uma vez por semana se faça uma inspeção das orelhas para analisar o acúmulo de cera.

A cera pode ser removida com o uso de produtos especiais que dissolvem a cera, mas também se pode utilizar uma gaze umedecida em soro fisiológico, por exemplo.

Outra forma de prevenir a otite é garantir que o canal auditivo esteja sempre seco, especialmente depois do banho.

Tratamento para otite canina

O tratamento para otite canina é quase sempre feito com o uso de um antibiótico em gotas (como amoxicilina ou clindamicina) para combater a infecção e diminuir a inflamação do ouvido. No entanto, se a infecção estiver sendo causada por fungos, o médico deverá recomendar o uso de um antifúngico (geralmente itraconazol), ao invés do antibiótico.

Já no caso de uma infecção por vírus, o tratamento normalmente é feito apenas com remédios para aliviar os sintomas, como anti-inflamatórios, pois o corpo irá eliminar o vírus naturalmente.

Nos casos mais graves, quando a otite não melhora com o tempo ou existe piora dos sintomas, o veterinário poderá avaliar também a necessidade de cirurgia.

Durante o tratamento, o veterinário normalmente também indica a limpeza diária do ouvido do cachorro.

Quanto tempo demora para curar a otite

O tratamento para curar a otite canina dura cerca de 2 semanas, no entanto, situações mais graves, como a otite interna, podem demorar até 8 semanas para resolver.

Referências:
  • AKC. Dog Ear Infections: Symptoms, Causes, Treatment, and Prevention. Link: https://www.akc.org/expert-advice/health/dog-ear-infections/. Acesso em 6 set 2022
  • VCA Animal Hospitals. Ear Infections in Dogs (Otitis Externa). Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/ear-infections-in-dogs-otitis-externa. Acesso em 6 set 2022
  • VCA Animal Hospitals. Inner Ear Infections (Otitis Interna) in Dogs. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/inner-ear-infection-otitis-interna-in-dogs. Acesso em 6 set 2022