Ivermectina para cachorro: quando usar, dosagem (e efeitos colaterais)

A ivermectina normalmente é usada em cachorros para fazer a prevenção da dirofilariose (verme do coração), embora também possa ser indicada para o tratamento de outros tipos de infestações, como sarna ou vermes intestinais.

A ivermectina pode ser facilmente encontrada em farmácias e petshops, sob a forma de comprimidos, comprimidos mastigáveis ou gotas (para o tratamento de infestações no ouvido), mas apenas deve ser utilizada com orientação do veterinário.

Embora seja bastante segura, existem algumas raças, como pastor alemão ou collie, que têm risco aumentado de alergia ao medicamento. Estas raças devem sempre fazer um teste genético para identificar o gene da alergia, antes de usar ivermectina.

Quando usar ivermectina

A ivermectina é usada em cachorros principalmente para prevenir o desenvolvimento de dirofilariose, também conhecida como “verme do coração”.

Alguns veterinários também podem indicar o uso de ivermectina para tratar:

• Sarna;
  • Sarna demodécica;
  • Ácaros da orelha;
  • Parasitas intestinais, como acilostomídeos e lombrigas.

Em muitos casos, a ivermectina pode ser administrada junto com outros medicamentos na prevenção de diversas infestações.

Como dar e dosagem

A ivermectina normalmente é oferecida na forma de comprimido ou comprimido mastigável, podendo ser administrada junto da refeição ou à parte.

Por norma, a dosagem de ivermectina para o cachorro é:

• 0,003 a 0,006 mg/kg, uma vez ao mês, para prevenção da dirofilariose;
  • 0,3 mg/kg, em dose única, repetida após 14 dias, para parasitas da pele;
  • 0,2 mg/kg em dose única para parasitas intestinais.

A dosagem deve ser sempre adequada de acordo com o peso do cachorro, raça e histórico de saúde. Por isso, é indispensável a orientação de um veterinário.

Cachorros com sensibilidade à ivermectina podem desenvolver sintomas de alergia com doses muito baixas, dessa forma, a ivermectina deve ser evitada sempre que existir suspeita de alergia.

Cachorro pode tomar ivermectina de humano?

A ivermectina para humanos não está recomendada para uso em cachorros. Embora sejam a mesma substância, os comprimidos produzidos para uso veterinário têm dosagens diferentes da ivermectina para humanos, sendo mais seguros para animais.

Sintomas de sensibilidade à ivermectina

Alguns sintomas que podem indicar que o cachorro tem sensibilidade/alergia à ivermectina são:

• Cansaço excessivo ou depressão;
  • Desorientação;
  • Produção excessiva de saliva;
  • Perda de apetite;
  • Dilatação das pupilas;
  • Tremores ou convulsões;
  • Incapacidade de ficar de pé;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dificuldade para enxergar.

Estes sintomas podem surgir de 4 a 12 horas após a administração da ivermectina.

Uma vez que alguns destes sintomas são graves e podem gerar sequelas, é importante que qualquer cachorro de raça com risco aumentado de alergia à ivermectina faça exames para identificar a sensibilidade ao medicamento, antes de iniciar o tratamento.

Raças com maior risco de alergia/sensibilidade à ivermectina

As raças que apresentam maior risco de ter sensibilidade à ivermectina são: Pastor australiano; Border Collie; Collie; Pastor alemão; Pastor americano miniatura; Pastor inglês; Pastor Shetland; Skye Terrier e qualquer outra raça que possa ter herança de raça de pastoreio.

Cachorros com suspeita de sensibilidade à ivermectina devem fazer um teste genético simples para identificar se possuem o gene causador da alergia, antes de iniciar qualquer tratamento com o medicamento.

Possíveis efeitos colaterais

Assim como qualquer outro medicamento, a ivermectina, mesmo que bem tolerada, pode causar alguns efeitos colaterais no cachorro. Os mais comuns incluem: dor de estômago, vômitos, diarréia, pupilas dilatadas, instabilidade ao caminhar e comportamento atordoado.

Caso os sintomas sejam muito intensos ou demorem para passar, é importante consultar o veterinário.

Quando não usar a ivermectina

A ivermectina está contraindicada para cachorros com menos de 6 semanas de vida, cachorros com sensibilidade à ivermectina e cachorros com exame de dirofilariose positivo.

Além disso, a ivermectina pode interagir com alguns medicamentos, sendo importante informar o veterinário sobre qualquer remédio que o cachorro possa estar tomando.

• ASPCA. Ivermectin. Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/ivermectin>. Acesso em 23 set 2023
  • AKC. Ivermectin for Dogs: Is It Safe?. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/heartworm-medication-side-effects/>. Acesso em 23 set 2023
  • AMERICAN COLLEGE VETERINARY PHARMACISTS. Ivermectin. Link: <https://vetmeds.org/pet-poison-control-list/ivermectin/#!form/PPCDonations>. Acesso em 23 set 2023