Husky siberiano: personalidade e características da raça

O husky siberiano é um cachorro originário da região norte da Sibéria, que era muito utilizado pelos esquimós como animal de trabalho, sendo capaz de transportar cargas leves por longas distâncias. Por esse motivo, o husky é ainda hoje um cachorro cheio de energia, rápido e muito trabalhador.

A personalidade do husky siberiano é, por norma, muito amigável, divertida e gentil, o que faz com que seja uma raça pouco possessiva/territorial, estando sempre disposto a conhecer novas pessoas e interagir com outros animais.

Traços de personalidade

Os principais traços de personalidade do husky siberiano são:

Nível de energia: 5/5

Disposição para brincar: 5/5

Apego com os donos: 5/5

Sentido de proteção: 1/5

Tolerância para estranhos: 5/5

Facilidade com crianças: 5/5

Sociável com outros cachorros: 5/5

Necessidade de rotinas fixas: 1/5

Capacidade de treinamento: 3/5

O husky siberiano é um cachorro muito divertido, sociável e bem disposto, que gosta de conhecer novas pessoas e interagir com outros animais. Por esse motivo, o husky siberiano não é considerado um bom cão de guarda. No entanto, é uma raça perfeita para brincar com crianças, ainda que deva ser vigiado, visto que o seu entusiasmo pode fazer com que não tenha noção do perigo de algumas brincadeiras.

Por ter sido uma raça muito utilizada na realização de trabalhos demorados, o husky siberiano possui ainda um elevado nível de energia. Isso significa que os cachorros desta raça podem se tornar um pouco irritados e destrutivos se não tiverem sua energia gasta durante o dia.

É importante lembrar que embora existam traços de personalidade característicos da raça,  cada cachorro tem sua própria individualidade.

Características físicas

O husky siberiano apresenta as seguintes características físicas:

Tamanho do pelo: curto

Queda de pelo: 4/5

Tendência para latir: 5/5

Nível de baba: 1/5

Cachorro de apartamento: não

O husky siberiano é um cachorro de porte médio e corpo compacto, que apresenta pelo curto mas rabo peludo. Seu focinho é comprido e possui orelhas largas e sempre eretas.

Por ser um cachorro muito energético, o husky siberiano é, normalmente, um cachorro ligeiramente musculado e em boa forma física, sendo raro apresentar excesso de peso.

As cores mais comuns da raça husky siberiano são marrom e branco; preto; preto e branco; cinza e branco; branco.

Principais necessidades

De acordo com seus traços de personalidade e características físicas, o husky siberiano apresenta algumas necessidades específicas:

Higiene

O husky siberiano é uma raça bastante independente no que toca à higiene, já que são capazes de se limpar sozinhos, precisando de poucos banhos ao longo do ano. 

Seu pelo deve ser escovado 1 vez por semana, para garantir que se mantenha bonito e saudável. Duas vezes ao ano os huskys fazem troca da pelagem. Durante esse período há tendência para largar mais pelo, sendo importante escovar com maior frequência para retirar o pelo antigo.

As unhas devem sempre ser mantidas curtas.

Exercício

Por ser uma raça muito trabalhadora, o husky siberiano é um cachorro muito ativo, energético e atlético, que precisa fazer muito exercício físico diariamente. Por esse motivo, o cachorro deve ser mantido, sempre que possível, em locais bastante amplos e com muita liberdade, para que possa correr, pular e brincar.

Nutrição

O principal cuidado da alimentação do husky siberiano é a quantidade de proteína da ração. Cachorros que têm uma rotina muita ativa devem consumir cerca de 20 a 30% de calorias na forma de proteína.

Problemas de saúde mais comuns

O husky siberiano é uma raça de cachorro muito saudável, porém a partir dos 12 meses de idade é recomendado fazer uma avaliação oftalmológica, já que alguns cachorros têm tendência para desenvolver cataratas numa idade jovem.

Além disso, outro problema relativamente comum é a displasia do quadril.

Embora existam problemas de saúde mais comuns de cada raça, a verdade é que qualquer cachorro pode nascer com uma doença ou desenvolver algum problema ao longo da sua vida. Por esse motivo é muito importante fazer consultas regulares com o veterinário, para identificar precocemente problemas de saúde e iniciar o tratamento adequado.

Referências

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA. Padrão Oficial da Raça Husky Siberiano. 2000. Link: https://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_111.pdf. Acesso em 30 jun 2022

AMERICAN KENNEL CLUB. Siberian Husky. Link: https://www.akc.org/dog-breeds/siberian-husky/. Acesso em 30 jun 2022

THE KENNEL CLUB. Siberian Husky. Link: https://www.thekennelclub.org.uk/search/breeds-a-to-z/breeds/working/siberian-husky/. Acesso em 30 jun 2022

UNITED KENNEL CLUB. Siberian Husky. Link https://www.ukcdogs.com/siberian-husky. Acesso em 30 jun 2022