Giardicid: para que serve, como usar (e efeitos colaterais)

O Giardicid 500 mg é um medicamento antibiótico e anti protozoário, utilizado no tratamento de infecções do trato gastrointestinal em gatos e cachorros, como giardíase, coccidiose ou tricomoníase, por exemplo.

Este medicamento contém na sua composição metronidazol e sulfadimetoxina, duas substâncias com forte ação contra bactérias e protozoários, especialmente aqueles que podem afetar o intestino.

Embora seja um remédio considerado seguro, o Giardicid só deve ser utilizado com orientação do veterinário. Este medicamento está disponível nas dosagens de 50 e 500 mg, em comprimidos ou suspensão.

Para que serve

O Giardicid está indicado para o tratamento de:

  • Giardíase (Giardia spp.);

  • Coccidiose (Isospora canis e Isospora ohioensis);

  • Tricomoníase (Trichomonas spp.);

  • Amebíase (Entamoeba histolityca).

Também pode ser indicado para tratar infecções entéricas causadas por microrganismos sensíveis à sulfadimetoxina e ao metronidazol, como: Bacteroides spp.; Fusobacterium spp. e clostridioses causadas por Clostridium spp..

Como usar o Giardicid

O Giardicid deve ser administrado de acordo com a forma de apresentação e o peso do animal:

Giardicid comprimidos (50/500 mg)

  • Cachorros: 25 mg de metronidazol + 25 mg de sulfadimetoxina por cada Kg de peso, a cada 12 horas, durante 5 dias.

  • Gatos: 12,5 a 25 mg de metronidazol + 12,5 a 25 mg de sulfadimetoxina por cada Kg de peso, a cada 12 horas, durante 5 dias.

O Giardicid comprimidos está disponível nas dosagens de 50 e 500 mg.

Giardicid suspensão

  • Cachorros: 0,5 mL da suspensão para cada kg de peso corporal, de 12 em 12 horas, durante 5 dias.

  • Gatos: 0,5 mL a 1 mL da suspensão para cada 2 kg de peso, de 12 em 12 horas, por 5 dias.

As doses de Giardicid, assim como a duração do tratamento poderão variar de acordo com as orientações do veterinário.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do uso de Giardicid incluem: cansaço, perda de peso, salivação excessiva, respiração acelerada, náuseas, vômitos e diarréia.

Caso os efeitos colaterais sejam muito intensos ou não melhorem, é recomendado entrar em contato com o veterinário.

Contraindicações do Giardicid

O Giardicid está contraindicado em animais com alergia ou hipersensibilidade ao metronidazol, a derivados do nitroimidazol ou às sulfonamidas. Também não deve ser usado em animais muito debilitados, em cadelas grávidas, durante a lactação ou em filhotes recém-nascidos.

Além disso, o Giardicid pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, fenobarbital ou fenitoína, devendo apenas ser utilizado nesses casos com supervisão do veterinário.

Referências

CEPAV. GIARDICID 50 Metronidazol 50 mg e Sulfadimetoxina 50 mg. Link: <https://cepav.com.br/wp-content/uploads/2018/03/GIARDICID.pdf>. Acesso em 02 out 2023

CEPAV. GIARDICID 500 Metronidazol 500 mg e Sulfadimetoxina 500 mg. Link: <https://cepav.com.br/wp-content/uploads/2018/03/GIARDICID.pdf>. Acesso em 02 out 2023