Giárdia canina: o que é, sintomas, vacina e tratamento

O que é:

A giárdia canina é uma infecção intestinal causada pelo parasita Giardia duodenalis, que é uma das causas mais comuns para o aparecimento de diarreia em cachorros.

Esta infecção geralmente é causada pelo consumo de água, solo, grama ou comida contaminados por fezes de outros animais afetados pelo parasita.

Uma vez que a giárdia pode se transmitir facilmente entre cachorros, é importante que seja tratada o mais rápido possível.

Sintomas de giárdia canina

Os sintomas mais comuns de giárdia canina são:

• Diarreia;
  • Vômitos;
  • Excesso de gases intestinais;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda de peso;
  • Alterações no pelo.

Também é frequente que a giárdia não cause qualquer tipo de sintoma, especialmente em cachorros adultos que estejam bem de saúde. No entanto, isso não significa que o cachorro não esteja liberando o parasita nas fezes, o que pode fazer com que acabe infectando outros animais.

O surgimento de diarreia e vômitos é também comum em outras doenças e infecções. Dessa forma, deve-se sempre consultar um veterinário, para confirmar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Principais causas e transmissão

A giárdia canina é causada pela infecção intestinal da Giardia duodenalis, um parasita que é liberado nas fezes de animais contaminados e que pode ser facilmente ingerido.

Por norma, o cachorro entra em contato com a giárdia nas seguintes situações:

• Viver ou ter contato próximo com outro cachorro infectado;
  • Brincar em solos contaminados;
  • Morder objetos contaminados, especialmente gravetos;
  • Beber água de rios, lagos ou poças de chuva.

Mesmo cachorros que não pareçam estar doentes podem possuir uma infecção por giárdia e acabar liberando o parasita nas fezes. Dessa forma, todos os cachorros da mesma casa devem fazer desparasitação regular.

O cachorro pode transmitir para outros animais?

A giárdia pode ser transmitida do cachorro para outros animais, como gatos. No entanto, é mais comum que a infecção se transmita entre animais da mesma espécie.

A giárdia pode passar para os humanos?

A transmissão de giárdia canina para humanos é muito rara, pois o parasita que causa a infecção no animal é diferente daquele que causa a infecção em humanos. Ainda assim, é recomendado manter todos os cuidados para evitar a transmissão da doença.

Como proteger contra a giárdia

As formas mais recomendadas para proteger o cachorro contra a giárdia são:

• Garantir que o cachorro tem acesso a água limpa;
  • Manter os comedouros e bebedouros afastados do chão;
  • Manter o ambiente limpo, retirando fezes do chão o mais rápido possível.

Além disso, também é importante garantir que o cachorro não tem acesso a locais públicos sem supervisão, especialmente se for um local de passagem para outros animais.

Existe vacina contra a giárdia?

A vacina contra a giardíase ajuda a proteger contra a infecção pela giárdia canina. Embora não seja uma vacina obrigatória, pode ser uma boa opção para proteger cachorros que estão frequentemente em contato com animais desconhecidos.

A vacina da giárdia canina pode ser administrada a partir das 8 semanas de vida e é aplicada em duas doses com 21 a 30 dias de intervalo. Depois disso, a vacina deve ser reforçada anualmente com 1 dose.

Formas de tratamento

O tratamento da giárdia canina normalmente é feito com o uso de remédios antiparasitários, geralmente Fenbendazol e Metronidazol. Estes medicamentos podem ser usados em separado ou combinados, de acordo com a orientação do veterinário, e o tratamento tem a duração de 3 a 10 dias.

No caso de cachorros com mais idade ou que apresentem diarreia forte e vômitos intensos, pode ser recomendado o internamento, principalmente para receber soro na veia, de forma a combater uma possível desidratação.

CDC. Giardia and Pets. Link: https://www.cdc.gov/parasites/giardia/prevention-control-pets.html. Acesso em 11 jun 2022

CAPC. Giardia in dogs. Link: https://www.petsandparasites.org/dog-owners/giardia-in-dogs/. Acesso em 11 jun 2022

AMERICAN KENNEL CLUB. What You Need To Know About Giardia in Dogs. Link: https://www.akc.org/expert-advice/health/the-facts-you-need-to-know-about-giardia-in-dogs/. Acesso em 11 jun 2022

PDSA. Giardia in dogs. Link: https://www.pdsa.org.uk/pet-help-and-advice/pet-health-hub/conditions/giardia-in-dogs. Acesso em 11 jun 2022