Gato pode comer banana?

O gato pode comer banana, pois é um alimento seguro e não-tóxico. No entanto, a banana pode causar irritação gástrica, já que o gato é um animal carnívoro e seu sistema digestivo está menos preparado para digerir alguns tipos de frutas e vegetais.

Além disso, a banana é um alimento rico em açúcar, o que pode ter impacto negativo na saúde geral do pet e facilitar o ganho de peso, especialmente se oferecida em excesso.

Por esses motivos, vários veterinários recomendam evitar oferecer banana ao gato, já que existem outros alimentos que acabam sendo mais nutritivos e que têm menor risco de causar desconforto.

Como dar banana para o gato

Para dar banana para o gato é muito importante retirar a casca e oferecer a fruta em pequenas quantidades.

A casca da banana, embora não seja considerada tóxica para o gato, é mais difícil de mastigar, aumentando o risco de engasgamento.

É sempre importante lembrar que o gato é um animal carnívoro e, por isso, embora a banana não seja considerada tóxica, não é a opção mais saudável.

Filhotes podem comer banana?

Os filhotes de gato não devem comer banana nos primeiros 12 meses de vida, sendo recomendado oferecer apenas fórmulas especiais com elevados níveis de proteína, cálcio, magnésio e outros nutrientes importantes para o crescimento do gato.

Riscos da banana para o gato

Embora a banana seja um alimento seguro para o gato, ela também pode trazer alguns riscos, como:

• Aumentar o risco de diabetes, por conter elevadas quantidades de açúcar;
  • Facilitar o ganho de peso, porque é um das frutas com maior quantidade de calorias;
  • Causar problemas gástricos, por ser mais difícil de digerir.

Estes riscos são mais frequentes quando a banana é oferecida muito frequentemente ou em quantidades elevadas.

• HILL’S PET. Are Bananas Safe for My Cat?. Link: <https://www.hillspet.com/cat-care/nutrition-feeding/can-cats-eat-bananas?lightboxfired=true#>. Acesso em 16 ago 2023
  • PURINA. Can Cats Eat Bananas?. Link: <https://www.purina.co.uk/articles/cats/feeding/what-cats-eat/can-cats-eat-banana>. Acesso em 16 ago 2023
  • WALDO’S FRIENDS ORG. Can Cats Eat Bananas?. Link: <https://waldosfriends.org/blog/can-cats-eat-bananas>. Acesso em 16 ago 2023