Gato miando muito: o que pode ser (e o que fazer)

Quando o gato mia muito pode significar que precisa de atenção, está estressado, tem fome ou tem algum tipo de problema ou dor, por exemplo.

No entanto, também existem gatos que miam mais que outros naturalmente, dependendo do seu tipo de personalidade e necessidade de atenção.

O ideal é que sempre que o gato está miando em excesso e existe suspeita de que não esteja confortável, que se consulte o veterinário, para identificar se existe alguma coisa para o miado, iniciando o tratamento adequado, se necessário.

6 principais causas para o gato estar miando muito

As principais causas que podem deixar o gato miando muito são:

1. Necessidade de atenção

A necessidade de atenção é uma das causas mais comuns para o gato estar miando muito. Isso acontece porque o miado é a principal forma dos gatos se comunicarem com os humanos. Assim, quando se sentem sozinhos ou com vontade de carinho, os gatos podem miar com maior intensidade para chamarem a atenção dos donos.

O que fazer: para diminuir o sentimento de solidão deve-se brincar regularmente com o gato. Nos momentos em que não é possível estar dando atenção para o pet, uma boa estratégia é oferecer um brinquedo ou um arranhador para manter o gato distraído e ocupado.

2. Estresse e ansiedade

Os gatos são animais muito sensíveis, que podem facilmente ficar estressados e com ansiedade. Algumas situações que podem causar estresse no gato são: mudanças na rotina, alterações na dieta ou a chegada de um novo animal de estimação.

Normalmente, além de miar, o gato pode apresentar outros sinais de estresse, como fugir, ficar se escondendo ou ficar se lambendo excessivamente.

O que fazer: deve-se tentar criar um ambiente calmo e seguro para o gato, onde ele possa se esconder, dormir e comer. Além disso, brincar regularmente com os gatos também ajuda a aliviar o estresse. De qualquer forma, sempre que possível, também é importante evitar mudanças bruscas na rotina.

3. Fome

Um gato também pode miar excessivamente se estiver com fome. Isso é mais comum quando se muda o tipo de ração ou quando a rotina de alimentação do pet sofre alterações bruscas.

Por norma, gatos com fome miam perto da tijela de comida e no horário normal das refeições. Além disso, alguns gatos podem ainda ficar roendo objetos.

O que fazer: é importante manter uma rotina de alimentação regular, para que o gato se acostume com os horários de comer. Além disso, se o gato demonstrar estar com fome várias vezes ao longo do dia, pode-se dividir a porção diária de ração em pequenos pedaços e ir oferecendo ao longo do dia.

4. Cio

As fêmeas que não foram esterilizadas podem miar excessivamente durante o cio. Esse é um comportamento natural, que não indica qualquer problema de saúde e que pode durar vários dias.

Além de miar excessivamente, fêmeas no cio podem apresentar outros sinais como: esfregar-se em móveis e objetos; ficar mais inquietas e ter um comportamento mais carinhoso.

O que fazer: o cio é uma fase normal do ciclo reprodutivo das fêmeas, por isso não precisa de qualquer tipo de cuidado ou tratamento. No entanto, caso se deseje, é possível discutir com o veterinário a opção de esterilização, que evita miados excessivos e também previne a gravidez.

5. Doença ou dor

O miado excessivo também pode ser um sinal de que o gato está doente ou com dor. Quando o gato tem algum problema de saúde, além de miar mais que o normal, pode apresentar outros sinais característicos, como comer menos que o normal, ficar mais agressivo, não brincar, apresentar diarreia, vomitar ou começar a ter alterações no pelo, por exemplo.

O que fazer: sempre que existir suspeita de que o gato possa ter alguma doença ou estar com dor é muito importante consultar o veterinário assim que possível. O veterinário pode realizar exames para identificar a causa da dor e recomendar o tratamento mais adequado.

6. Alterações sensoriais

Gatos que tenham algum tipo de alteração sensorial, como enxergar mal ou ter redução da capacidade auditiva, também podem miar mais que o normal. Isso acontece porque o miado é uma forma de o gato comunicar para tentar obter atenção ou pedir ajuda. Gatos que perdem a visão ou audição podem ficar mais ansiosos e inseguros, e podem sentir a necessidade de vocalizar mais frequentemente para se sentirem seguros novamente.

O que fazer: se existir suspeita de que o gato pode ter alguma alteração sensorial, é importante levá-lo ao veterinário. O veterinário pode ajudar a identificar a causa, orientar o tratamento e criar estratégias para deixar o gato mais confortável.

• ASPCA. Meowing and Yowling Link: https://www.aspca.org/pet-care/cat-care/common-cat-behavior-issues/meowing-and-yowling. Acesso em 19 fev 2023
  • BEST FRIENDS ANIMAL SOCIETY. Why Does My Cat Meow So Much? Link: https://resources.bestfriends.org/article/why-does-my-cat-meow-so-much. Acesso em 19 fev 2023
  • MADDIE’S FUND. Excessive Meowing Link: https://www.maddiesfund.org/excessive-meowing.htm. Acesso em 19 fev 2023