Gato chorando: 6 causas e o que fazer

Na maior parte das vezes, o gato fica chorando para conseguir atenção. Isso pode acontecer porque está com fome, sede ou, simplesmente, porque quer brincar.

No entanto, o gato também pode chorar por muitas outras razões, que tendem a variar de acordo com a idade. No caso de gatinhos filhotes, é comum que fiquem chorando quando estão com medo, com fome, com saudades da mamãe ou quando estão com frio ou calor, por exemplo.

Já no caso de gatos adultos, o choro é mais raro e, por isso, se surgir é possível que seja um sinal de algum problema de saúde, como ter um ferimento ou uma infecção urinária.

6 causas de choro no gato

As causas mais comuns para o gato ficar chorando são:

  1. Pedir atenção: o ato de miar ou chorar é utilizado pelos gatos como forma de se comunicar com os humanos. Por isso, quando o gato mia ou chora é esperado que esteja querendo atenção. Essa atenção pode ser apenas porque está querendo companhia ou porque tem algum problema ou necessidade que precisa ser respondida;
  2. Fome ou sede: muitos gatos se acostumam a chorar ou miar para conseguir comida, especialmente se perceberem que sempre que fazem isso (perto da cozinha, por exemplo) conseguem um snack. Uma boa forma de evitar que isso aconteça é oferecer comida apenas quando o gato está tranquilo;
  3. Cio: gatos não esterilizados tendem a chorar quando querem acasalar. Isso acontece frequentemente durante o cio com as gatas. Já no caso dos gatos, é mais comum caso alguma gata no cio passe por perto;
  4. Estresse: gatos estressados tendem a chorar ou miar com mais frequência para pedir carinho e atenção. O estresse é mais comum durante situações que causam mudanças na rotina do gato, como ter uma pessoa nova em casa ou interromper o acesso a uma parte da casa, por exemplo;
  5. Problemas de saúde ou machucados: o choro pode ainda ser um sinal de que o gato não está bem de saúde e que precisa ser avaliado por um veterinário. Uma causa relativamente comum é a infecção urinária. Nestes casos, o gato tende a chorar quando utiliza a caixa de areia, por exemplo.
  6. Idade avançada: gatos mais velhos, em idade avançada, costumam chorar mais regularmente. Isso acontece porque podem ficar confusos, especialmente durante a noite, precisando de atenção para se sentirem seguros.

Gatos mais carentes podem chorar mais frequentemente, especialmente para cumprimentar ou pedir atenção.

Como saber se o gato está chorando

O choro do gato pode ser muito parecido com o miado, no entanto, é comum que o choro seja mais prolongado, agudo e frequente.

O que fazer quando o gato está chorando

O mais importante a fazer quando o gato está chorando é dar atenção. Muitas vezes, esse simples ato pode fazer com que o gato deixe de chorar, pois se sente acarinhado, ajudando nos casos de falta de atenção ou de estresse, por exemplo.

Porém, se o gato continuar chorando, deve-se garantir que todas suas necessidades básicas estão garantidas, oferecendo comida ou água.

Se ainda assim, o gato estiver chorando, e não estiver no cio ou se for esterilizado, deve-se ir ao veterinário, para fazer uma avaliação detalhada e entender se pode ser algum problema de saúde que precise de tratamento.

Referências
  • ASPCA. Meowing and Yowling. Link: https://www.aspca.org/pet-care/cat-care/common-cat-behavior-issues/meowing-and-yowling. Acesso em 7 ago 2022
  • WEBMD. Cats and Excessive Meowing. Link: https://pets.webmd.com/cats/guide/cats-excessive-meowing. Acesso em 7 ago 2022