Déxium comprimido: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Déxium comprimidos é um medicamento corticoide para gatos e cachorros, que possui ação anti-inflamatória, anti-reumática e antialérgica, sendo indicado para o tratamento de artrite, alergias e alguns tipos de inflamações, como dermatite.

Déxium comprimidos contém dexametasona na sua composição, uma substância corticoide potente que apresenta menos efeitos colaterais que a prednisolona.

Como qualquer outro medicamento, Déxium comprimidos só deve ser usado com orientação de um veterinário, que deverá indicar a dose adequada e o tempo de tratamento recomendado.

Para que serve

Déxium comprimidos está indicado para o tratamento de:

  • Dermatites;
  • Dermatoses;
  • Gonites;
  • Artrite reumatoide.

Além disso, Déxium comprimidos pode ainda ser indicado para tratar qualquer outro tipo de condição anti-inflamatória, desde que seja indicado por um veterinário.

Como usar Déxium comprimidos

A dose recomendada de Déxium varia de acordo com o peso do pet:

  • Cachorros: ½ a 3 comprimidos por dia, numa única dose ou dividido em 2 vezes;
  • Gatos: ½ a 1 comprimido por dia, numa única dose ou dividido em 2 vezes.

Déxium comprimidos deve ser dado por 7 dias consecutivos ou até a obtenção do efeito desejado.

Em problemas crônicos, após obter o efeito desejado, a dose de Déxium deve ser diminuída gradualmente com a supervisão do veterinário (a um ritmo de 0,125 mg por dia), até chegar numa dose de manutenção.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Déxium são: depressão, perda de peso, diminuição da sede, redução da frequência urinária, alterações gastrointestinais e choque agudo. Caso o seu pet apresente algum mal-estar ou comportamento estranho após iniciar o tratamento com Déxium é importante consultar o veterinário.

Contraindicações e cuidados

Déxium comprimidos não deve ser administrado em casos de infecções por vírus. Também deve ser usado com cuidado em animais com insuficiência cardíaca, diabetes e osteoporose.

Quando utilizado no último terço da gravidez, pode provocar parto prematuro, seguido de morte fetal e retenção de placenta.

Déxium comprimidos deve ainda ser evitado em animais com nefrite crônica ou síndrome de Cushing, exceto em terapia de urgência.

Referências
  • CHEMITEC AGRO-VETERNIÁRIA. Déxium Comprimidos. Link: https://chemitec.com.br/bulas/anti-inflamatorio-dexium-comprimidos.pdf Acesso em 31 mar 2023