Clamidiose felina: o que é, sintomas, contágio e tratamento

O que é:

A clamidiose felina é uma infecção causada pela bactéria Chlamydophila felis, também conhecida como clamídia.

Inicialmente, a clamidiose felina causa inflamação no olho do gato (conjuntivite), provocando sintomas como remelas amareladas, olho vermelho e dificuldade para abrir os olhos. No entanto, se não for tratada, pode se espalhar para outros locais do corpo, como pulmões, estômago, intestinos e até para os órgãos reprodutivos.

A clamidiose felina tem cura, desde que o tratamento seja iniciado numa fase inicial e normalmente inclui o uso de antibióticos por 3 a 4 semanas.

Sintomas de clamidiose felina

Os principais sintomas de clamidiose felina são:

  • Remelas amareladas nos olhos;
  • Secreção transparente nos olhos;
  • Espirros;
  • Olho inchado e vermelho;
  • Dificuldade para abrir os olhos.

Normalmente os sintomas aparecem 3 a 10 dias após o gato ter tido contato com a bactéria Chlamydophila felis. É comum que os sintomas apareçam primeiro em um olho e depois se espalhem para o outro olho.

Quando não é tratada adequadamente, a clamidiose felina pode afetar outros órgãos, causando sintomas variados.

Como acontece o contágio

O contágio da clamidiose felina acontece através do contato direto com outros gatos infectados, principalmente através das secreções dos olhos. Dessa forma, é comum existirem vários gatos contaminados dentro da mesma casa.

Embora possa afetar qualquer gato, a clamidiose felina é mais comum em gatinhos com idade até 12 semanas.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da clamidiose felina pode ser difícil de confirmar, principalmente porque existem várias outras causas de conjuntivite no gato.

Porém, quando existe suspeita ou quando o tratamento para outras causas não está apresentando resultado, o veterinário pode indicar a recolha de uma amostra de secreções do olho do gato para ser analisada em laboratório. Caso a bactéria Chlamydophila felis seja identificada nessa amostra, significa que de fato se trata de uma infecção por clamidiose felina.

Tratamento da clamidiose felina

O tratamento para clamidiose felina deve ser sempre orientado por um veterinário, pois é necessário o uso de antibióticos, como doxiciclina ou amoxicilina, por 3 a 4 semanas, para eliminar a bactéria do organismo.

Além disso, é importante fazer a limpeza das remelas e das secreções do olho do gato.

Em alguns casos, o veterinário pode ainda indicar o uso de colírios, que ajudam a aliviar os sintomas e deixar o gato mais confortável.

Como prevenir contra a clamidiose felina

A melhor forma de prevenir a infecção por clamidiose felina é através da vacinação, que pode ser administrada a partir das 8 semanas de vida.

É também recomendado evitar o contato com outros gatos, especialmente com gatos de rua ou que pareçam estar doentes.

Referências
  • ABCD CATSVETS. Chlamydia felis. Link: http://www.abcdcatsvets.org/chlamydia-chlamydophila-felis/. Acesso em 15 jul 2022
  • INTERNATIONAL CAT CARE. Chlamydophila felis infection (feline chlamydophilosis). Link: https://icatcare.org/advice/chlamydophila-felis-infection-feline-chlamydophilosis/. Acesso em 15 jul 2022
  • VCA ANIMAL HOSPITALS. Chlamydial Conjunctivitis in Cats. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/chlamydial-conjunctivitis-in-cats. Acesso em 15 jul 2022
  • CATS PROTECTION. Chlamydia felis. Link: https://www.cats.org.uk/help-and-advice/health/chlamydophila. Acesso em 15 jul 2022
  • The Merck Veterinary Manual. 11ª.ed. Crawfordsville, Indiana: Cenveo Publisher Services, 2016. p506-507