Cachorro vomitando espuma branca: 7 causas (e o que fazer)

O cachorro vomitando espuma branca normalmente é sinal de dor de estômago, mas também pode indicar excesso de gases, refluxo, pancreatite e até raiva.

Além de verificar a cor do vômito é também importante ficar atento a outros sintomas que possam surgir, como cansaço, tremores, diarreia ou falta de apetite. Estes sintomas podem ajudar o veterinário a identificar a causa mais rapidamente.

Uma vez que existem várias causas para o cachorro estar vomitando espuma branca, é recomendado consultar o veterinário sempre que acontecer mais do que 1 vez e sempre que for acompanhado de outros sintomas, para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

7 causas de vômito com espuma branca

As principais causas que podem deixar o cachorro vomitando espuma branca são:

1. Dor de estômago

A dor de estômago é a causa mais frequente para o cachorro vomitar espuma branca e normalmente acontece quando o pet comeu mais do que deveria ou ingeriu algum alimento que causou irritação do estômago, como iogurte, nozes ou abacate, por exemplo.

Cachorros com dor de estômago normalmente também ingerem grama, que acaba sendo eliminada junto com o vômito.

O que fazer: se não for acompanhado de outros sintomas, o vômito não é motivo para alarme e pode ser tratado em casa com hidratação adequada e uma alimentação leve. Uma boa receita para ajudar a recuperar é arroz branco com frango cozido, que deve ser oferecido em pequenas quantidades ao longo do dia. É importante evitar cozinhar o arroz ou o frango com cebola, alho ou algum tipo de condimento, pois podem agravar a irritação do estômago.

2. Ingestão de alimentos proibidos

Alguns alimentos são proibidos para o cachorro, pois podem causar forte mal estar gastrointestinal e até morte. Esses alimentos incluem o chocolate, a uva, a macadâmia, a cebola, o alho ou o abacate, por exemplo.

Após a ingestão deste tipo de alimentos, além do vômito, o cachorro pode apresentar outros sintomas como tremores, cansaço excessivo, falta de apetite, diarreia ou fezes com sangue.

O que fazer: se existir suspeita de que o cachorro comeu um alimento proibido é aconselhado consultar imediatamente um veterinário. Além disso, antes de introduzir qualquer tipo de alimento novo na dieta do cachorro, também é importante falar com o veterinário, para entender se o alimento é seguro.

Veja uma lista de frutas seguras para o cachorro.

3. Refluxo gastroesofágico

O refluxo é outra causa relativamente comum para o vômito branco espumoso em cachorros. Acontece quando o ácido do estômago consegue subir para o esôfago, causando uma irritação e desconforto.

Além do vômito, o cachorro pode ter outros sintomas como mau hálito, tosse frequente, cansaço após as refeições, falta de apetite e perda de peso.

O que fazer: o mais importante para controlar o refluxo é a dieta, que deve ser balanceada e de fácil digestão. Dessa forma, é recomendado consultar o veterinário para saber que tipo de ração dar para o cachorro, assim como alimentos que ajudem a fortalecer a saúde gástrica. Além disso, o veterinário pode ainda aconselhar o uso de alguns medicamentos para reduzir o ácido no estômago e até probióticos. Veja para que serve o probiótico para cachorros.

4. Excesso de gases

Cachorros que sofrem com excesso de gases também podem vomitar espuma branca frequentemente. Isso acontece porque os gases causam um inchaço do intestino e do estômago que acaba gerando vômito.

Junto com o vômito pode surgir inchaço da barriga, dificuldade para defecar e cansaço.

O que fazer: se o vômito for muito frequente ou se existirem outros sintomas é importante consultar o veterinário assim que possível, especialmente se o cachorro parecer estar desconfortável ou sem energia.

5. Intoxicação/envenenamento

A intoxicação e o envenenamento são situações graves que devem ser avaliadas e tratadas assim que possível por um veterinário. Acontecem quando o cachorro ingeriu alguma substância tóxica ou contaminada, como medicamentos, produtos de limpeza ou plantas tóxicas, por exemplo.

Além de vômitos intensos podem surgir tremores, fraqueza, diarreia e sangue nas fezes.

O que fazer: sempre que existir suspeita de intoxicação no cachorro é muito importante consultar um veterinário para iniciar o tratamento adequado. Em alguns casos, esse tratamento pode incluir o uso de medicamentos para eliminar as toxinas do organismo, como o Mercepton, por exemplo. Veja como usar o Mercepton em caso de intoxicação ou envenenamento.

6. Pancreatite

A pancreatite é a inflamação do pâncreas que causa muito desconforto e vômitos intensos.

Embora possa causar vômitos de outras colorações, a pancreatite pode ser uma importante causa de vômito branco espumoso, especialmente se acontecer quando o cachorro está com o estômago vazio.

Além de vômitos intensos, é comum que o cachorro fique com fraqueza, febre, diarreia e tenha muita sensibilidade na região da barriga.

O que fazer: se existir suspeita de pancreatite é muito importante ir imediatamente ao veterinário, já que é uma situação de emergência que deve ser tratada em internamento. Geralmente, o tratamento da pancreatite inclui jejum e a administração de soro e medicamentos diretamente na veia do pet.

7. Raiva

O cachorro vomitando espuma branca é um sintoma clássico de raiva, uma doença grave causada por um vírus que afeta o cérebro e a medula espinhal. Além da espuma branca podem surgir outros sintomas como agressividade, salivação e até dificuldade para movimentar as patas, por exemplo.

A raiva é mais frequente em animais que ficam no exterior e tende a surgir após a mordida de outro animal.

O que fazer: a raiva é uma doença grave que deve ser identificada assim que possível, para segurança do cachorro e dos donos. Dessa forma, se existir suspeita da doença é importante ir imediatamente ao veterinário. Infelizmente a raiva é uma doença que evolui de forma muito rápida e que pode causar a morte do animal em até 48 horas.

A melhor forma de prevenir uma infecção por raiva é fazendo a vacina contra a raiva, que deve ser feita entre os 3 e 5 meses de idade, e repetida anualmente

Quando ir ao veterinário

É importante levar o cachorro ao veterinário quando o vômito é muito frequente ou quando é acompanhado de outros sintomas como:

  • Cansaço excessivo;
  • Fraqueza;
  • Tremores;
  • Perda de apetite;
  • Diarreia;
  • Inchaço ou sensibilidade na barriga;
  • Fezes com sangue;
  • Febre.

Estes sintomas podem indicar problemas mais sérios que não podem ser tratados em casa, devendo ser avaliados por um veterinário.

Referências

  • DOGS CATS PETS. Dog Vomiting White Foam/Slime & Eating Grass, Diarrhea, Shaking & Not Eating. Link <https://dogscatspets.org/dogs/dog-vomiting-white-foam-slime-not-eating/>. Acesso em 29 jan 2023
  • MICHELSON FOUND ANIMALS. Dog Vomiting 101: Why It Happen. Link <https://www.foundanimals.org/dog-vomiting-101-why-dogs-vomit/>. Acesso em 29 jan 2023
  • AKC. Dog Vomiting: Causes, Diagnosis, and Treatment. Link <https://www.akc.org/expert-advice/health/dog-vomiting-causes-diagnosis-and-treatment/>. Acesso em 29 jan 2023
  • THE SPRUCE PETS. What To Do If Your Dog Is Vomiting White Foam. Link <https://www.thesprucepets.com/dog-vomiting-white-foam-4846473>. Acesso em 29 jan 2023