Cachorro tremendo: o que pode ser (e o que fazer)

O cachorro tremendo geralmente é sinal de entusiasmo, o que significa que o pet pode apenas estar muito feliz. No entanto, o tremor no cachorro também pode indicar excesso de estresse, frio e até alguns problemas de saúde.

O movimento corporal é uma das formas que os cachorros utilizam para se comunicar com os humanos, por isso, ficar atento a outros comportamentos do pet, especialmente após surgirem os tremores, pode ajudar a identificar a causa.

Embora o cachorro tremendo normalmente seja uma situação temporária, que não traz risco para a saúde, sempre que for frequente ou acompanhado de outras alterações, é importante consultar um veterinário para identificar a causa do tremor e iniciar o tratamento mais adequado.

Principais causas de tremor no cachorro

As principais causas que podem deixar o cachorro tremendo são:

1. Entusiasmo e felicidade

Muitos cachorros têm tendência para tremer quando estão muito entusiasmados e felizes, especialmente quando percebem que algo de bom vai acontecer. Por exemplo, quando se abre uma lata de comida ou quando se regressa a casa depois de ficar muito tempo fora.

Este tipo de tremor também é mais frequente em cachorros filhotes, mas pode acontecer em qualquer idade, acalmando à medida que o cachorro também fica mais calmo e o momento de entusiasmo passa.

O que fazer: não é necessário qualquer tipo de tratamento para esta causa, sendo apenas importante ficar atento para perceber se o cachorro para de tremer, depois que o momento de entusiasmo já passou.

2. Estresse, medo ou ansiedade

Situações que causem sentimentos menos positivos, como medo, estresse ou ansiedade, provocam uma liberação de adrenalina no corpo, que faz com que os músculos do cachorro comecem a tremer.

Geralmente, este tipo de tremor é acompanhado de outros sinais característicos como ficar mais ofegante, choramingar, se encolher, baixar as orelhas ou se esconder, por exemplo.

O que fazer: sempre que se perceber que o cachorro está tremendo por causa de sentimentos negativos é importante confortá-lo e mostrar que está tudo bem. Porém, se este tipo de comportamento for muito frequente, é recomendado consultar um veterinário.

3. Frio

Assim como nos humanos, o cachorro pode tremer quando está com frio. Isso acontece devido a um mecanismo involuntário que ajuda a produzir calor com o movimento dos músculos, de forma a regular a temperatura corporal.

Este tipo de comportamento é mais comum após o banho, por exemplo, ou em cachorro pequenos e com pouco pelo durante o inverno.

O que fazer: se o cachorro estiver tremendo por causa do frio é importante tentar aquecê-lo, dando-lhe um lugar onde possa se refugiar ou colocando alguma roupinha. A roupinha é especialmente importante quando é preciso sair na rua. Em alguns casos, alguns cachorros podem até precisar de botinhas para se sentirem mais quentes e confortáveis.

4. Dor ou desconforto

A dor e o desconforto são outras situações que podem deixar o cachorro tremendo. Isto é especialmente verdade quando existem outros sintomas associados como cansaço excessivo, falta de vontade para brincar, diminuição do apetite, vômitos e nariz quente, por exemplo. Por norma, cachorros que estão tremendo por dor, também podem ter febre. Veja como saber se o cachorro tem febre.

O que fazer: sempre que existir suspeita de que o cachorro possa ter algum tipo de dor ou desconforto é importante ir rapidamente ao veterinário, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

5. Intoxicação ou envenenamento

Embora seja mais raro, o cachorro tremendo também pode ser um sinal de intoxicação ou envenenamento. Isso pode acontecer quando o cachorro consome alguma substância potencialmente tóxica, desde alimentos contaminados, até plantas venenosas, produtos de limpeza ou medicamentos.

Além disso, alguns alimentos aparentemente seguros, como a uva, o chocolate ou o alho, também podem ser bastante tóxicos para o cachorro.

O que fazer: se existir suspeita de que o cachorro pode estar intoxicado é importante ir imediatamente ao veterinário.

6. Cinomose

A cinomose é uma infecção viral grave que não tem cura e que pode afetar o sistema nervoso, causando o aparecimento de tremores, contrações musculares involuntárias e convulsões.

Outros sintomas incluem febre, remela amarelada nos olhos, tosse e perda de peso. Entenda melhor o que é a cinomose, seus sintomas e como tratar.

Geralmente, os cachorros filhotes são vacinados contra esta infecção após o 1º mês de vida.

O que fazer: sempre que existir suspeita de alguma infecção, como a cinomose, é importante consultar o veterinário para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que pode aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do cachorro.

7. Alterações neurológicas

Algumas alterações neurológicas, como epilepsia ou síndrome do tremor generalizado, também podem deixar o cachorro tremendo. Estas causas são menos frequentes, mas podem estar na origem de tremores constantes.

Outros sinais que podem surgir junto com os tremores e indicar um problema neurológico são alterações no comportamento do pet, desmaios ou dificuldade para se movimentar, por exemplo.

O que fazer: se existir suspeita de alguma alteração neurológica é recomendado consultar o veterinário para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Quando ir ao veterinário

É aconselhado levar o cachorro ao veterinário sempre que não for possível entender a causa do tremor.

Além disso, a consulta é importante quando existem outros sintomas como:

• Cansaço excessivo;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Febre;
  • Dificuldade para se movimentar.

Estes sintomas podem indicar situações de maior gravidade e, por isso, devem ser avaliados por um veterinário assim que possível.

• AKC. Why Is My Dog Shaking? Causes & Solutions. Link: https://www.akc.org/expert-advice/health/why-is-my-dog-shaking/. Acesso em 26 dez 2022
  • THE KENNEL CLUB. Why does my dog shake? Link: https://www.thekennelclub.org.uk/health-and-dog-care/health/health-and-care/a-z-of-health-and-care-issues/why-does-my-dog-shake/. Acesso em 26 dez 2022
  • SCHWARZMAN ANIMAL MEDICAL CENTER. Shaking: Causes and Treatments. Link: https://www.amcny.org/pet_health_library/shaking-causes-and-treatments/. Acesso em 26 dez 2022