Cachorro pode comer queijo? Tipos permitidos e como dar

O cachorro pode comer queijo sem problema para a saúde, desde que não seja intolerante à lactose. Dessa forma, antes de dar uma quantidade maior de queijo ao cachorro, é muito importante oferecer um pequeno pedaço, para avaliar se surgem sintomas indicativos de intolerância, como vômitos ou diarreia.

O queijo é um alimento relativamente saudável, que pode trazer vários benefícios para a saúde, desde fortalecer os ossos, até regular o trânsito intestinal.

Independente do cachorro apresentar, ou não, sintomas de intolerância à lactose, antes de oferecer algum novo alimento é muito importante consultar o veterinário, para garantir que o cachorro tenha uma alimentação equilibrada e adequada ao seu histórico de saúde.

Benefícios do queijo para a saúde do cachorro

O queijo é um alimento muito rico em vitaminas e minerais, nomeadamente cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, zinco e proteínas. Dessa forma, pode trazer alguns benefícios para a saúde do cachorro, desde que consumido de forma moderada. Esses benefícios incluem o fortalecimento dos ossos e dentes e a regularização do trânsito intestinal, por exemplo.

Outro benefício interessante do queijo para os cachorros, é que é um excelente alimento para oferecer como petisco na hora de dar medicação. Isso porque o queijo é facilmente moldável, podendo-se colocar comprimidos no seu interior. Além disso, devido ao seu sabor mais intenso, muitos cachorros não percebem a presença dos comprimidos.

Como dar queijo ao cachorro

Para dar queijo ao cachorro é muito importante cortar pequenos pedaços e retirar a casca, especialmente no caso de cachorros de raças menores, já que isso pode aumentar o risco de engasgamento.

Além disso, também é recomendado evitar oferecer queijos muito gordurosos (amarelos), devendo-se dar preferência para queijos magros (brancos), como queijo mussarela, cottage ou queijo de cabra. Deve-se ainda evitar queijos com condimentos, como ervas, cebola ou alho, por exemplo.

É sempre importante lembrar que qualquer alimento além da ração deve ser oferecido com moderação e, idealmente, como um petisco.

Como saber se o cachorro é intolerante à lactose

Para saber se o cachorro pode ser intolerante à lactose é importante ficar atento a alguns sinais que podem surgir após o consumo de leite ou de produtos derivados do leite. Esses sintomas geralmente incluem:

• Vômitos;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Perda de apetite;
  • Irritabilidade;
  • Coceira na pele.

Estes sintomas podem surgir em alguns minutos ou em algumas horas após o cachorro se alimentar de algum produto com leite. Sempre que existir suspeita de intolerância alimentar, é muito importante consultar o veterinário.

Quando evitar dar queijo para o cachorro

Além da intolerância à lactose, existem outras situações em que pode ser importante evitar oferecer queijo ao cachorro. Dessa forma, é aconselhado evitar oferecer queijo para cachorros com:

• Excesso de peso;
  • Problemas frequentes de estômago;
  • Problemas ou doenças renais.

Em qualquer caso, se existir dúvidas sobre se é perigoso ou não oferecer queijo para o cachorro, é sempre preferível evitar e consultar o veterinário primeiro.

AKC. Can Dogs Eat Cheese. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-cheese/>. Acesso em 31 dez 2023

WALDO’S FRIENDS. Can Dogs Eat Cheese. Link: <https://waldosfriends.org/blog/can-dogs-eat-cheese>. Acesso em 31 dez 2023

BLUE CROSS. Can dogs eat cheese?. Link: <https://www.bluecross.org.uk/advice/dog/food-and-weight/can-dogs-eat-cheese>. Acesso em 31 dez 2023

PETMD. Can Dogs Eat Cheese?. Link: <https://www.petmd.com/dog/nutrition/can-dogs-eat-cheese>. Acesso em 31 dez 2023