Cachorro pode comer pinhão? (cru ou cozido?)

O pinhão é um alimento seguro para o cachorro, pois não contém nenhum tipo de substância tóxica e é, até, bastante rico em vitaminas e minerais.

No entanto, o pinhão é um fruto seco e, por isso, é muito rico em gordura. Dessa forma, caso o cachorro coma uma grande quantidade de pinhão, é possível que sua digestão fique afetada, podendo causar mal estar e, em alguns casos, vômitos.

O ideal, antes de dar pinhão para o cachorro, é consultar o veterinário, que poderá dar dicas sobre a quantidade e a frequência com que se pode oferecer pinhão, de acordo com as características individuais e histórico de saúde do pet.

Como dar pinhão para o cachorro

O mais importante na hora de oferecer pinhão para o cachorro é oferecer pinhão em pouca quantidade e esporadicamente, já que a gordura pode causar alguns problemas gástricos e levar ao ganho excessivo de peso.

Regra geral, qualquer alimento oferecido ao cachorro fora da sua dieta normal deve perfazer, no máximo, 10% da quantidade total de alimentos.

Na primeira vez que se oferece pinhão para o cachorro, é recomendado oferecer apenas um pequeno pedaço, e observar como o cachorro reage nas horas seguintes. Isso é importante porque alguns cachorros podem ter alergia a alguns tipos de nozes, incluindo o pinhão.

Cachorro pode comer pinhão cozido?

O cachorro pode comer o pinhão cozido, cru ou tostado, sem qualquer risco para a saúde. Porém, é importante evitar qualquer preparado pronto de pinhão, pois geralmente contém outros ingredientes como sal ou açúcar, que podem ser prejudiciais para o cachorro.

Molhos preparados com pinhão, como molho pesto, também não devem ser oferecidos ao cachorro.

Sintomas de alergia ao pinhão

Alguns sintomas que podem indicar que o cachorro tem alergia ao pinhão (e outros tipos de frutos secos) são:

• Coceira intensa;
  • Excesso de gases;
  • Vômitos;
  • Chiado ao respirar.

Além disso, dependendo da gravidade da alergia, alguns cachorros também podem apresentar inchaço do focinho e dificuldade para respirar. Nesses casos, é muito importante ir imediatamente ao veterinário, já que uma alergia grave pode prejudicar gravemente a respiração e colocar a vida em risco.

• WALDO’S FRIENDS. Can Dogs Eat Pine Nuts?. Link: <https://waldosfriends.org/blog/can-dogs-eat-pine-nuts>. Acesso em 16 set 2023
  • AKC. Can Dogs Eat Nuts?. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-nuts/>. Acesso em 16 set 2023
  • MAST PRODUCING TREES. Pine Nuts: A Nutty Healthy Snack. Link: <https://mast-producing-trees.org/pine-nuts-a-nutty-healthy-snack/>. Acesso em 16 set 2023