Cachorro pode comer caqui? ou faz mal?

O cachorro pode comer caqui sem problema, desde que seja oferecido em moderação, como snack. Dessa forma não deve fazer parte da dieta habitual do cachorro.

O caqui é uma fruta muito rica em fibras, antioxidantes e vitaminas que ajudam a manter a saúde do cachorro.

Veja outras frutas que o cachorro pode comer.

Como dar caqui para o cachorro

O caqui deve ser dado para o cachorro sem casca e sem as sementes que estão presentes em algumas espécies da fruta. Embora não sejam tóxicas para o cachorro, essas partes do caqui podem dificultar a digestão, causando desconforto abdominal.

Além disso, é importante não oferecer caqui em excesso, nem em pedaços muito grandes, já que a fruta deve ser usada como snack e não como um alimento da dieta habitual.

Cachorro pode comer casca de caqui?

O cachorro pode comer a casca do caqui, pois não é tóxica. No entanto, pode ser difícil de mastigar, por esse motivo, sempre que for oferecida deve ser dada em pequenas quantidades para evitar engasgamento.

Benefícios do caqui para o cachorro

Por ser rico em fibras e vitaminas, o caqui pode trazer alguns benefícios para a saúde do cachorro, como por exemplo:

• Melhorar o funcionamento do intestino, por ser rico em fibras que ajudam na digestão e formação das fezes;
  • Fortalecer o sistema imune, por conter antioxidantes, como o betacaroteno, que ajudam a aumentar as defesas naturais do cachorro;
  • Evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, devido à sua composição em antioxidantes e vitaminas que protege as células e o funcionamento do organismo;
  • Regular os níveis de açúcar no sangue, por ser rico em fibras que atrasam a absorção dos açúcares, ajudando a prevenir a diabetes;
  • Fornecer energia, por ter diferentes tipos de vitaminas que ajudam a manter o corpo bem nutrido.

Além disso, o caqui é uma fruta que, quando oferecida de forma correta, é de fácil digestão e tem sabor agradável, sendo um snack delicioso e saudável para o cachorro.

Riscos do caqui para o cachorro

Embora seja uma fruta segura para o cachorro, se consumido em excesso, o caqui pode causar desconforto digestivo, gerando dor abdominal, perda de apetite, vômitos e diarreia.

Nos casos mais graves, em que o caqui é oferecido com sementes, pode acontecer inflamação do intestino, o que pode resultar em alterações do trânsito intestinal ou bloqueio do intestino.

Sempre que o cachorro apresentar alteração do comportamento depois de comer caqui é recomendado consultar o veterinário.

• MASTERCLASS. Can Dogs Eat Persimmons? Health Benefits and Considerations. Link: https://www.masterclass.com/articles/can-dogs-eat-persimmons#3-health-benefits-of-persimmons-for-dogs. Acesso em 24 ago 2022
  • THE DOG PEOPLE. Can My Dog Eat Persimmons? Link: https://www.rover.com/blog/can-my-dog-eat-persimmons/. Acesso em 24 ago 2022