Cachorro pode comer batata doce? Cozida ou crua?

A batata-doce é um alimento bastante seguro para o cachorro, que pode ser oferecido em qualquer idade, inclusive para filhotes.

Embora tenha vários benefícios para a saúde do cachorro, a batata-doce não deve ser oferecida em excesso, pois é rica em carboidratos que podem provocar aumento de peso e até causar o desenvolvimento de diabetes.

Sempre que se deseja adicionar algum tipo de alimento na dieta do cachorro é muito importante conversar com o veterinário, que poderá indicar os alimentos mais seguros e a melhor forma de oferecer o alimento.

6 benefícios da batata doce para o cachorro

A batata-doce traz vários benefícios para a saúde do cachorro, como:

1. Combater a prisão de ventre

A batata-doce é um alimento muito rico em fibras solúveis que ajudam na formação de fezes moldadas e macias. Esse tipo de fezes facilita o trabalho do intestino, melhora a absorção de nutrientes e evita o desenvolvimento de prisão de ventre.

2. Controlar a pressão arterial

Além de fibras, a batata-doce também contém boas quantidades de potássio, um mineral que diminui os efeitos do sódio no organismo, equilibrando a pressão arterial.

3. Melhorar a saúde dos olhos

Por ser rica em vitamina A e antioxidantes, a batata-doce protege a saúde dos olhos e previne o aparecimento de doenças oculares, como degeneração lenticular, cataratas e perda de visão.

4. Evitar doenças cardiovasculares

A batata-doce, especialmente a mais escura, como a batata-doce roxa, é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres e evitam lesões celulares, prevenindo o aparecimento de doenças crônicas, como os problemas cardiovasculares.

5. Fortalecer os sistema imune

A vitamina C da batata-doce, o betacaroteno e os outros antioxidantes, ajudam a fortalecer as células de defesa do organismo, reforçando o sistema imunológico do cachorro. Além disso, também estimulam a cicatrização das feridas, diminuindo o risco de infecções.

6. Melhorar a saúde do pelo

A batata-doce contém vitamina A e antioxidantes que deixam a pele mais resistente, saudável e bonita. Além disso, esses nutrientes também deixam o pelo mais lustroso e macio.

Como dar batata-doce para o cachorro

A batata-doce deve ser dada cozida e sem casca para o cachorro. Embora a casca não seja tóxica, pode dificultar a digestão.

Idealmente, a batata-doce deve ser dada em quantidade moderada, não devendo fazer parte da dieta habitual do cachorro. Uma boa dica é oferecer a batata-doce como um snack esporádico.

Cachorro pode comer batata-doce crua?

Embora não seja tóxica, a batata-doce não deve ser dada crua para o cachorro, pois pode provocar mal estar gastrointestinal, com dor de estômago, vômitos e diarreia. Além disso, a batata-doce crua é mais difícil de digerir, podendo provocar obstrução intestinal.

• AKC. Can Dogs Eat Sweet Potatoes?. Link: https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-sweet-potatoes/. Acesso em 23 mar 2023
  • VETERINARIANS. Can Dogs Eat Potatoes? Are Sweet Potatoes Good For Dogs?. Link: https://www.veterinarians.org/can-dogs-eat-potatoes/. Acesso em 23 mar 2023
  • WALDO’S FRIENDS. Can Dogs Eat Sweet Potatos?. Link https://waldosfriends.org/blog/can-dogs-eat-sweet-potatoes. Acesso em 23 mar 2023