Cachorro pode comer amendoim? ou faz mal?

O cachorro pode comer amendoim, desde que seja cru e não tenha sal, açúcar ou qualquer outro tipo de aditivo.

O amendoim é até um alimento bastante saudável para o cachorro, pois é rico em vitamina E, vitamina B, proteínas e minerais, que trazem vários benefícios como controlar o colesterol ou diminuir o estresse.

De qualquer forma, antes de oferecer qualquer alimento novo para o cachorro, é importante consultar o veterinário, para adaptar a dieta às necessidades nutricionais e entender quais os alimentos mais seguros, de acordo com o histórico de saúde.

Benefícios do amendoim para o cachorro

O amendoim pode trazer vários benefícios para a saúde do cachorro, como:

• Proteger contra doenças cardiovasculares: o amendoim contém resveratrol, uma substância com forte poder antioxidante que protege os vasos e o coração;
  • Controlar o colesterol: por possuir gorduras boas, o amendoim aumenta a produção de colesterol bom e diminui a quantidade de colesterol ruim;
  • Melhorar a saúde muscular: o amendoim possui proteínas e minerais importantes, como magnésio e potássio, que melhoram a contração muscular e a recuperação das fibras;
  • Diminuir o estresse: o amendoim contém triptofano, um nutriente que ajuda na produção de serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”. A serotonina é capaz de reduzir o estresse e deixar o cachorro mais calmo.

Além disso, o amendoim é um alimento muito rico em diferentes tipos de vitaminas e minerais, que ajudam a garantir uma nutrição mais equilibrada.

Como dar amendoim para o cachorro

Para dar amendoim para o cachorro é muito importante descascar o alimento, já que a casca pode causar problemas digestivos. Além disso, é importante dar o amendoim cru, sem a adição de sal, açúcar ou qualquer outro tipo de aditivo.

Além de dar o amendoim cru, o cachorro também pode comer o amendoim cozido, especialmente se tiver dificuldade para mastigar.

Idealmente, o amendoim deve ser dado em pequenas quantidades e não deve ser oferecido todos os dias, devendo ser considerado um snack esporádico.

Cachorro pode comer pasta de amendoim?

O cachorro pode comer pasta ou manteiga de amendoim, desde que seja feita com 100% de amendoim, sem a adição de sal, açúcar e outros aditivos.

A presença de sal e açúcar na maioria dos produtos vendidos no mercado pode causar graves problemas de saúde no cachorro.

Amendoim faz mal para o cachorro?

O amendoim normalmente não faz mal para o cachorro, no entanto, alguns cachorros podem ter alergia a esse alimento. Nos casos em que a alergia é grave, oferecer amendoim para o cachorro pode ser preocupante.

Alguns sintomas que podem indicar que o cachorro tem alergia a amendoim são: tosse, coceira na pele, vômitos ou dificuldade para respirar alguns minutos ou horas após comer amendoim.

Além disso, como o amendoim é um alimento muito rico em gordura, se consumido em excesso pode causar problemas gástricos e até pancreatite, uma condição grave que causa dor intensa na barriga, vômitos, perda de apetite e diarreia.

Caso exista suspeita de alguma alteração após dar amendoim para o cachorro é muito importante consultar o veterinário.

• AKC. Can Dogs Eat Peanuts? Link: <https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-peanuts/>. Acesso em 17 dez 2022
  • WALDO’S FRIENDS. Can Dogs Eat Peanuts? Link: <https://waldosfriends.org/blog/can-dogs-eat-peanuts>. Acesso em 17 dez 2022
  • PURINA. Can Dogs Eat Peanuts and Peanut Butter? Link: <https://www.purina.co.uk/articles/dogs/feeding/what-dogs-eat/can-dogs-eat-peanuts-and-peanut-butter>. Acesso em 17 dez 2022