Cachorro pode comer abacate?

O abacate é uma fruta que deve ser evitada pelo cachorro, pois possui uma toxina, conhecida como persina, que é tóxica para o organismo. Essa toxina pode causar sintomas fortes e até morte.

Embora o cachorro seja menos sensível a essa toxina do que outros animais, não existe uma quantidade segura conhecida e, por isso, o ideal é evitar oferecer abacate em qualquer quantidade.

Conheça uma lista de frutas que o cachorro pode comer.

Sintomas de intoxicação por abacate

Alguns sintomas que podem indicar intoxicação por abacate são:

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Cansaço excessivo;
  • Dificuldade para respirar.

Estes sintomas surgem até 24 horas após o consumo do abacate, dependendo da quantidade de persina ingerida.

Todas as partes do abacate são perigosas?

Todas as partes do abacate contêm persina e, por isso, devem ser evitadas. No entanto, a quantidade de toxina é maior no caroço, nas folhas e na casca da fruta.

Isso significa que, embora nenhuma parte seja completamente segura para comer, o risco de intoxicação é menor quando o cachorro come a “carne” do abacate.

O que fazer se o cachorro comeu abacate?

Se o cachorro comeu abacate, é muito provável que nada de muito grave aconteça, especialmente se comeu a “carne” do abacate.

Ainda assim, é importante ficar atento ao aparecimento de algum sintoma que possa indicar intoxicação nas primeiras 24 horas.

Caso exista alguma alteração no estado de saúde do cachorro ou no seu comportamento após a ingestão de abacate, deve-se ir rapidamente ao veterinário.

O abacate é perigoso para outras espécies de animais?

A persina presente no abacate é tóxica para cachorros, mas também para outros animais domésticos comuns, como gatos, aves, coelhos e cavalos, por exemplo.

Referências
  • AKC. Can Dogs Eat Avocado?. Link: https://www.akc.org/expert-advice/nutrition/can-dogs-eat-avocado/. Acesso em 5 out 2022
  • PURINA. Can Dogs Eat Avocado?. Link: https://www.purina.co.uk/articles/dogs/feeding/what-dogs-eat/can-dogs-eat-avocado. Acesso em 5 out 2022
  • WALLER, Stefanie Bressan et al.. Intoxicações em cães e gatos por alimentos humanos: o que não fornecer aos animais?. Veterinária em Foco. Vol.11, n.1. 63-64, 2013