Cachorro não quer comer: 7 causas (e o que fazer)

Quando o cachorro não quer comer, normalmente é sinal de que existe algum problema. Na maioria das vezes, pode indicar apenas que o cachorro não gosta da ração, especialmente se for nova. Mas também pode ser sinal de excesso de estresse, problemas dentários ou alterações de saúde mais graves, como infecções, doenças hormonais ou problemas gastrointestinais.

Caso o cachorro apresente perda de apetite persistente ou se tiver outros sintomas como vômitos, cansaço, diarreia ou qualquer outra alteração brusca de comportamento, é importante consultar o veterinário. O veterinário irá realizar uma avaliação completa para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

7 causas para o cachorro não comer

As principais causas que podem deixar o cachorro sem comer são:

1. Problemas dentários

Os problemas dentários são uma das principais causas de perda de apetite em cães. Isso acontece porque a dor nos dentes ou na gengiva podem tornar a mastigação mais difícil e desconfortável, fazendo com que o cachorro tenha menos vontade de comer.

Geralmente, cachorros que têm algum problema dentário não deixam de comer totalmente, mas podem evitar comer alimentos mais duros, incluindo a ração.

O que fazer: é importante levar o cachorro ao veterinário para avaliar a saúde bucal e verificar se é necessário fazer alguma limpeza ou outro tratamento específico. Além disso, é possível oferecer alimentos macios ou úmidos para facilitar a mastigação.

2. Alteração de ração ou dieta

Muitas vezes, quando o cachorro muda para uma nova marca de ração ou um novo estilo de dieta, pode demorar um pouco para se acostumar. Mudanças repentinas na dieta podem causar desconforto intestinal e perda de apetite.

O que fazer: é recomendado que as alterações na dieta sejam feitas gradualmente, misturando a nova ração com a antiga, por exemplo. Nos casos em que o cachorro demora para se adaptar, pode ser necessário voltar à alimentação anterior.

3. Problemas gastrointestinais

Problemas e doenças gastrointestinais, como gastrite, pancreatite ou doença inflamatória intestinal, podem causar sintomas como náusea, vômitos, diarreia e desconforto abdominal, levando à perda de apetite.

O que fazer: sempre que existir suspeita de algum problema gastrointestinal é importante consultar o veterinário, para diagnosticar a causa e prescrever o tratamento adequado, que pode incluir mudanças na dieta e uso de remédios para aliviar os sintomas.

4. Infecções

Qualquer tipo de infecção pode causar falta de apetite no cachorro, fazendo com que não queira comer ou coma menos que o habitual.

Além da falta de apetite, o cachorro pode ainda apresentar febre, cansaço excessivo e aumento da sede, por exemplo.

O que fazer: o veterinário deve ser consultado para diagnosticar o tipo de infecção e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir o uso de antibióticos, antifúngicos ou antivirais, dependendo da causa da infecção.

5. Doenças hormonais

Doenças hormonais, como hipotireoidismo ou diabetes, também podem afetar o apetite do cachorro e levar à perda de peso. Essas condições geralmente causam o aparecimento de outros sintomas, como sede excessiva, aumento da micção, agitação, alterações da visão ou cansaço excessivo.

O que fazer: no caso de suspeita de alguma doença hormonal é recomendado consultar o veterinário, para fazer todos os exames necessários e identificar a doença correta. O tratamento pode incluir o uso de alguns medicamentos e mudanças na dieta.

6. Estresse e ansiedade

Assim como nos humanos, o estresse e a ansiedade também podem afetar a vontade de comer dos cachorros. Mudanças na rotina, solidão, ansiedade de separação, medo de barulhos, entre outros, podem afetar a alimentação do animal.

O que fazer: é importante tentar identificar a causa do estresse e ansiedade, para tentar minimizá-los. Além disso, o cachorro pode se beneficiar de atividades físicas, brinquedos e interação com outros animais e pessoas. Em casos mais graves, o veterinário pode prescrever medicamentos para ajudar a reduzir a ansiedade.

7. Idade avançada

Cães idosos podem perder o apetite de forma natural, especialmente devido a alterações no metabolismo e diminuição do olfato e paladar.

Por norma, com o avançar da idade, o cachorro também tende a sofrer mais frequentemente com problemas de saúde, que podem afetar o apetite.

O que fazer: o veterinário deve avaliar a saúde do cachorro idoso regularmente e fazer ajustes na dieta ou prescrever medicamentos para melhorar o apetite. Além disso, é importante oferecer alimentos moles e com texturas e sabores atraentes, para estimular a alimentação.

• AMERICAN KENNEL CLUB. Why Won’t My Dog Eat? Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/why-wont-my-dog-eat/>. Acesso em 22 abr 2023
  • VETERINARIANS.ORG. Why is My Dog Not Eating? The Top 6 Reasons Link: <https://www.veterinarians.org/dog-not-eating/>. Acesso em 22 abr 2023
  • petMD. Why Is My Dog Not Eating? Link: <https://www.petmd.com/dog/symptoms/why-my-dog-not-eating>. Acesso em 22 abr 2023