Cachorro lambendo o chão: o que significa (e o que fazer)

Quando o cachorro fica lambendo o chão excessivamente, isso normalmente é um sinal de estresse, pois é um comportamento repetitivo que o cão faz para tentar se acalmar. Nesses casos, o recomendado é tentar criar um ambiente calmo e acolhedor para o cachorro, de forma a que se sinta mais protegido.

No entanto, lamber o chão repetidamente, e muitas vezes, também pode ser um sinal de algum problema de saúde, especialmente alterações gastrointestinais, como náuseas ou refluxo.

Assim, o ideal é que, sempre que o comportamento de lamber alguma superfície, como o chão, não melhore, ou quando o cachorro mostrar outros sinais de desconforto, como respirar de forma ofegante ou estar mais calmo que o normal, se consulte o veterinário. O veterinário irá fazer uma avaliação detalhada para tentar entender se existe algum problema de saúde que precise de tratamento.

5 causas que podem deixar o cachorro lambendo o chão

As principais causas que podem fazer com que o cachorro fique lambendo o chão excessivamente são:

1. Estresse e ansiedade

A maioria dos comportamentos repetitivos do cachorro, como ficar lambendo o chão ou roendo as unhas, acontece devido a excesso de estresse e ansiedade. Por isso, é comum que o cachorro tenha esse tipo de comportamento quando está fora do seu ambiente normal ou quando está junto de outros animais ou pessoas que não conhece.

Outros comportamentos que também podem surgir neste tipo de situação incluem: latir mais que o normal, ter uma respiração ofegante, ficar muito parado ou ter perda de apetite, por exemplo.

O que fazer: é muito importante criar um ambiente calmo e confortável, onde o cachorro possa se sentir seguro. Dessa forma, pode ser necessário permitir que o cachorro tenha um lugar onde possa se esconder quando sente medo. Além disso, dar atenção extra também pode ajudar em situações de ansiedade.

Quando o estresse é muito frequente ou surge associado a gatilhos simples, como um carro passando na rua, pode ser aconselhado falar com o veterinário, para aprender técnicas que ajudem a reduzir a resposta ao gatilho. O veterinário também poderá recomendar alguns medicamentos calmantes, como o chá de camomila, por exemplo.

2. Aborrecimento

Assim como o estresse e a ansiedade, o aborrecimento também pode causar alterações no comportamento do cachorro.

Além de ficar lambendo o chão e outras superfícies da casa, um cachorro aborrecido também pode começar a morder objetos e procurar atenção de forma excessiva.

Geralmente, existem raças, como os border collie, os dálmatas ou os pastores alemães, que têm tendência para ficar mais aborrecidos, já que precisam de realizar frequentemente atividades para liberar sua energia.

O que fazer: a melhor forma de estimular um cachorro aborrecido é garantindo que ele faz bastante exercício físico durante o dia. Por isso, é importante fazer brincadeiras com o cachorro e permitir que tenha o espaço necessário para correr. Quando isso não é possível, deve-se levar o cão para passear 2 a 3 vezes por dia.

3. Problemas gástricos

Problemas gástricos, como má digestão, náuseas ou refluxo também podem estar na origem de comportamentos repetitivos em cachorros, especialmente morder ou lamber o chão e outros objetos da casa.

Além desses comportamentos, o cachorro pode ainda mostrar outros sinais de problemas gástricos, como vomitar, ter diarreia, apresentar perda de apetite, perder peso ou ficar mais quieto que o normal.

O que fazer: é muito importante consultar o veterinário para fazer uma avaliação detalhada e identificar o tipo de problema que pode estar causando os sintomas. Na maioria dos casos, o tratamento passa por adaptar a dieta do cachorro, mas também pode incluir o uso de alguns medicamentos, como antiácidos ou probióticos, por exemplo.

4. Vermes intestinais

Embora não seja o sinal mais clássico, ficar lambendo o chão pode ser um sinal de vermes intestinais no cachorro, especialmente giardíase. Este tipo de infecção é mais comum em animais que têm acesso a água não filtrada ou a solo externo, já que a giardíase é adquirida pelo consumo do parasita Giardia duodenalis.

Outros sinais que podem indicar que o cachorro pode estar com giardíase ou alguma outra infecção intestinal incluem: vômitos, diarreia, barriga inchada, perda de apetite e diminuição na energia.

O que fazer: quando se suspeita de vermes intestinais é muito importante ir ao veterinário, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento com um vermífugo, que deve ser adequado ao tipo de infecção e também ao tamanho e peso do cachorro. Alguns vermífugos que podem ser utilizados no tratamento incluem o Drontal plus ou o Giardicid.

5. Deficiências nutricionais

Quando o cachorro fica lambendo o chão ou tentando comer terra ou outros objetos estranhos, como tijolo, pedras ou moedas, por exemplo, isso pode indicar uma condição conhecida como “pica”, que surge quando existe alguma deficiência nutricional, como falta de ferro.

Os cachorros que têm maior risco de desenvolver uma deficiência nutricional são aqueles que comem pouco ou que não seguem uma dieta balanceada, baseada em ração.

O que fazer: o mais recomendado é consultar um veterinário para saber como deve ser a dieta do cachorro, de acordo com a sua raça, idade e peso. Normalmente, é aconselhado que a alimentação do cachorro seja feita em 90 a 95% com ração adequada para cachorros, podendo incluir alguns alimentos, mas apenas como petisco.

ANIMAL MEDICAL CENTER. What does it mean when dogs lick excessively?. Link: <https://www.amcny.org/blog/2021/07/07/what-does-it-mean-when-dogs-lick-excessively/>. Acesso em 19 nov 2023

DHARAMSALA ANIMAL RESCUE. Strange Dog Behavior: Why is My Dog Licking the Floor?. Link: <https://dharamsalaanimalrescue.org/strange-dog-behavior-why-is-my-dog-licking-the-floor/>. Acesso em 19 nov 2023

PETMD. Why Do Dogs Lick Everything?. Link: <https://www.petmd.com/dog/behavior/why-do-dogs-lick-everything>. Acesso em 19 nov 2023