Cachorro gripado: sintomas, causas (e o que fazer)

A gripe no cachorro é uma infecção respiratória causada por 2 tipos de vírus, que apenas são capazes de infectar cachorros, não passando para humanos.

Quando o cachorro está gripado, normalmente apresenta sintomas como tosse, espirros e falta de energia.

Embora a gripe canina, por norma, seja uma condição leve e pouco grave, é importante ficar atento ao possível agravamento dos sintomas, já que alguns cachorros, especialmente os mais velhos, podem desenvolver quadros mais graves.

Sintomas de gripe no cachorro

Os principais sintomas que podem indicar que o cachorro está gripado são:

• Tosse;
  • Espirros;
  • Coriza;
  • Lágrimas excessivas;
  • Febre;
  • Falta de energia;
  • Perda de apetite;
  • Dificuldade para respirar.

Geralmente os sintomas de gripe são leves e tendem a melhorar após 2 a 3 semanas. No entanto, também é possível que os sintomas se tornem mais intensos, especialmente em cachorros mais velhos. Caso isso aconteça, é muito importante consultar o veterinário.

Gripe no cachorro é grave?

A gripe canina geralmente não é grave, produzindo sintomas leves que tendem a desaparecer entre 2 a 3 semanas. No entanto, todos os cachorros com suspeita de gripe devem ser avaliados por um veterinário, já que existem outras infecções mais graves que podem causar sintomas semelhantes.

Além disso, também existem cachorros que podem desenvolver infecções secundárias, especialmente pneumonia, que têm maior gravidade. Assim, é muito importante ficar atento à evolução dos sintomas da gripe no cachorro, consultando o veterinário sempre que necessário.

O que causa gripe canina

A gripe no cachorro é uma infecção respiratória causada por 2 tipos de vírus Influenza A: o H3N8 e o H3N2. Ambos se espalham pelo ar, através de espirros, tosse e objetos contaminados por secreções nasais.

Gripe do cachorro passa para humanos?

A gripe canina não é transmissível do cachorro para os humanos. Dessa forma, não existe necessidade de cuidados especiais ou isolamento.

No entanto, a gripe pode passar para outros animais domésticos, como gatos, devendo ser mantidos afastados do cachorro gripado.

Como evitar que o cachorro pegue gripe

A melhor forma de evitar que o cachorro desenvolva gripe é fazendo a vacinação. A vacina da gripe canina é especialmente indicada para cachorros que vivem junto de outros cachorros, têm contato com cachorros de rua ou que ficam regularmente em hotéis de animais, por exemplo.

Outra forma de evitar que o cachorro fique gripado é garantir que não entra em contato com outros cachorros aparentemente doentes, nem com objetos que possam ter estado em contato com outros cachorros.

O que fazer quando o cachorro está gripado

Sempre que existe suspeita de que o cachorro possa estar gripado ou doente, é muito importante consultar o veterinário. Isso acontece porque existem várias infecções respiratórias que podem causar sintomas semelhantes. O veterinário irá fazer uma avaliação detalhada do cachorro e chegar no diagnóstico mais adequado.

Caso a gripe seja confirmada, por norma não é necessário fazer nenhum tratamento específico, já que o organismo do cachorro é capaz de eliminar o vírus naturalmente.

Como cuidar do cachorro gripado

Apesar de não ser necessário nenhum tratamento específico para a gripe canina, existem alguns cuidados que ajudam o cachorro a se recuperar mais rápido e ficar mais confortável, como por exemplo:

• Preparar um ambiente calmo e confortável, onde o cachorro possa descansar;
  • Oferecer água fresca sempre que necessário, já que a febre pode causar desidratação;
  • Dar os medicamentos prescritos pelo veterinário, que podem incluir anti-inflamatórios ou antibióticos para aliviar sintomas como a febre, por exemplo;

Durante a recuperação do cachorro é também importante mantê-lo isolado de outros animais domésticos (normalmente entre 3 a 4 semanas), para garantir que o vírus não seja transmitido para animais saudáveis.

AKC. Dog Flu: Symptoms, Treatment, and Prevention. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/dog-flu-canine-influenza/>. Acesso em 13 out 2023

AVMA. Canine Influenza: Pet Owners’ Guide. Link: <https://www.avma.org/resources/pet-owners/petcare/canine-influenza-pet-owners-guide>. Acesso em 13 out 2023

VCA ANIMAL HOSPITALS. Canine Influenza: The Dog Flu. Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/canine-influenza-the-dog-flu>. Acesso em 13 out 2023

CDC. Key Facts about Canine Influenza (Dog Flu). Link: <https://www.cdc.gov/flu/other/canine-flu/keyfacts.html>. Acesso em 13 out 2023