Cachorro engasgado: o que fazer, causas (e como evitar)

Quando o cachorro está engasgado, o mais importante é tentar manter a calma, especialmente porque ações muito bruscas, em momentos em que o cão se sente ameaçado, podem resultar em mordidas ou lesões.

Caso o cachorro esteja acordado e de pé, é muito provável que acabe se desengasgando sozinho, apenas através da tosse.

Porém, se o cachorro continuar engasgado, deve-se ir imediatamente ao veterinário. Em casos mais graves, quando o cachorro desmaia, por exemplo, ou não existe tempo para chegar no veterinário, pode ser necessário iniciar a manobra de Heimlich, que é feita para tentar desobstruir as vias aéreas em situações de emergência.

Passo a passo para desengasgar o cachorro

O que se deve fazer quando o cachorro está engasgado é:

  1. Manter a calma e observar se o cachorro consegue expelir o objeto sozinho, através da tosse; Caso o cachorro não consiga, deve-se:
  2. Abrir a boca do cachorro, colocando uma mão na mandíbula de cima, e outra na mandíbula de baixo. Se possível, colocar os lábios do cachorro entre a mão e os dentes do cachorro. Isso vai criar uma camada de proteção e facilitar que o cachorro abra a boca;
  3. Observar o interior da boca e a garganta do cachorro, incluindo o céu da boca, para perceber se existe algum objeto visível que possa ser removido;
  4. Passar o dedo indicador no interior da boca do cachorro para retirar qualquer objeto que possa estar dificultando a respiração.

Se em nenhum momento for possível observar a presença de objetos na boca ou na parte inicial da garganta, não se deve colocar os dedos, nem a mão no interior da garganta do cachorro, já que isso pode empurrar o objeto mais para baixo, piorando a situação, ou causar lesões.

Se nenhum destes passos ajudar a desengasgar o cachorro, deve-se ir imediatamente para o veterinário, para receber a ajuda especializada necessária.

Porém, caso se perceba que não existe tempo para chegar ao veterinário e o cachorro está perdendo a força ou desmaiando, deve-se começar a manobra de Heimlich.

Como fazer a manobra de Heimlich no cachorro

A manobra de Heimlich varia de acordo com o tamanho do cachorro:

Em cachorros pequenos

No caso de cachorros de raças pequenas, a manobra pode ser feita de 2 formas:

  1. Segurar o cachorro e encostar as costas dele contra o seu peito. Fechar a mão dominante e encostar o polegar (dedão) na região mole abaixo das costelas. Com a outra mão, empurrar a mão dominante e o dedo, de forma a empurrar para dentro e para cima, fazendo o desenho de uma vírgula.
  2. Deitar o cachorro no chão de barriga para cima, apoiar a base da mão na região mole abaixo das costelas e empurrar para dentro e para cima.

A manobra pode precisar ser feita algumas vezes até que o cachorro cuspa o objeto que está obstruindo as vias aéreas.

Em cachorros grandes

Nos cachorros de raças grandes ou gigantes, também existem 2 formas de fazer a manobra:

  1. Levantar o cachorro e apoiá-lo sobre as patas traseiras. De joelhos (ou de pé), encostar as costas do cachorro na sua barriga. Fechar a mão dominante e encostar o polegar (dedão) na região mole abaixo das costelas. Com a outra mão, empurrar a mão dominante e o dedo, de forma a empurrar para dentro e para cima, fazendo o desenho de uma vírgula.
  2. Deitar o cachorro de lado, colocar as duas mãos sobre as costelas e apertar com alguma força 2 a 3 vezes, para que o ar seja expelido com força e ajude a empurrar o objeto.

Independente do tamanho, após fazer a manobra de Heimlich, é importante deitar o cachorro de lado e retirar o objeto que deverá estar dentro da boca do cachorro.

Qualquer cachorro que precise passar pela manobra de Heimlich deve ser avaliado por um veterinário.

No caso de a manobra de Heimlich não resultar e o cachorro não estiver respirando, é muito importante iniciar a massagem cardíaca e chamar ajuda veterinária imediatamente.

Sintomas de engasgamento em cachorro

Para saber se o cachorro está realmente engasgado deve-se ficar atento a alguns sinais, como:

  • Tosse seca;
  • Salivação excessiva;
  • Sons de engasgamento;
  • Mucosa da boca azulada.

Alguns cachorros também podem tentar colocar a pata na boca ou roçar com o focinho no chão, na tentativa de retirar o objeto que está impedindo a passagem do ar.

Causas e como evitar engasgamento no cachorro

Na maior parte dos casos, o engasgamento no cachorro acontece pela ingestão de um pedaço de comida muito grande e difícil de mastigar ou devido a pedaços que se separam de brinquedos que o cachorro possa estar roendo.

Por isso, para evitar o engasgamento existem algumas ações simples, como:

  • Escolher bolas e brinquedos do tamanho correto para o cachorro, de preferência com furos, que permitam a passagem do ar caso sejam ingeridos;
  • Supervisionar o cachorro sempre que ele estiver brincando com brinquedos, especialmente se estiver roendo;
  • Evitar dar comida difícil de mastigar e sempre preferir pedaços pequenos;

Além disso, evitar jogar brinquedos ou alimentos para serem apanhados no ar, também é uma prática simples e que evita que o objeto entre acidentalmente nas vias respiratórias.

Referências

AKC. Dog Choking: What to Do & Heimlich Maneuver For Dogs. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/dog-choking-dog-heimlich-instructions/>. Acesso em 08 dez 2023

PDSA. First aid for choking. Link: <https://www.pdsa.org.uk/pet-help-and-advice/pet-health-hub/other-veterinary-advice/first-aid-for-choking>. Acesso em 08 dez 2023

UK PET FOOD. Choking Hazards for Dogs. Link: <https://www.ukpetfood.org/resource/choking-hazards.html>. Acesso em 08 dez 2023