Cachorro com diarreia: 9 causas (e o que fazer)

A diarreia em cachorros é um problema relativamente comum, que na maior parte dos casos é provocado pelo excesso de comida ou por mudanças na dieta do cachorro.

No entanto, a diarreia também pode ser um sinal de problemas mais sérios, como infecção intestinal, vermes intestinais, intolerância alimentar ou doenças gastrointestinais. Em alguns casos, pode ainda indicar reação a algum medicamento.

Assim, é importante consultar um veterinário para identificar a causa da diarreia e iniciar o tratamento mais adequado, de forma a aliviar o desconforto do animal e garantir a saúde do cachorro.

9 causas de diarreia no cachorro

As principais causas de diarreia no cachorro são:

1. Excesso de comida

O excesso de comida é uma das principais causas para o aparecimento de diarreia e outras alterações gastrointestinais no cachorro. Isso acontece especialmente quando o cachorro rouba alimentos ou quando consome grandes quantidades de ração em um curto período de tempo, por exemplo.

2. Ingestão de substâncias não comestíveis

Os cachorros têm o hábito de explorar o ambiente com a boca, o que pode levá-los a ingerir objetos estranhos, como pedaços de brinquedos, tecidos, plantas tóxicas ou lixo. Essa ingestão de substâncias não comestíveis pode irritar o sistema digestivo e resultar em diarreia e vômitos.

3. Mudanças na dieta

Mudanças repentinas na dieta podem levar a problemas digestivos em cães, incluindo diarreia. Isso pode acontecer tanto quando se muda a ração, por exemplo, como quando o cachorro tem acesso a alimentos que nunca comeu antes.

4. Estresse ou ansiedade

Situações de estresse ou ansiedade também podem afetar o sistema digestivo do cachorro, causando diarreia. Mudanças no ambiente, viagens, eventos estressantes ou a ausência do dono, são algumas das situações que podem desencadear períodos de diarreia em cães.

Confira algumas opções naturais para aliviar o estresse em cachorros.

5. Intolerância alimentar

Assim como os humanos, os cães podem desenvolver intolerâncias alimentares. Certos ingredientes presentes na comida do cachorro podem não ser bem digeridos pelo sistema digestivo, resultando em diarreia, vômitos, perda de apetite e até alterações na pele. Os alimentos que mais facilmente causam intolerância alimentar em cachorros são leite, carne e peixes.

6. Infecção intestinal

As infecções intestinais em cachorros geralmente são causadas por bactérias, como a salmonela, e podem causar diarreia intensa, além de vômitos, cansaço e falta de apetite. Essas bactérias podem ser adquiridas ao ingerir alimentos ou água contaminados, bem como por contato com fezes de outros cachorros.

7. Parasitas intestinais

Os parasitas intestinais, como vermes ou protozoários, podem levar à diarreia em cachorros. Alguns parasitas, especialmente os vermes, podem muitas vezes ser visualizados nas fezes do cão. Outros, como a giárdia, são microscópicos e exigem testes específicos para detecção.

8. Reação a medicamentos

Alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais, incluindo diarreia. Por isso, caso a diarreia tenha surgido após o cachorro iniciar um novo tratamento medicamentoso, é possível que haja uma relação com o medicamento.

9. Doenças gastrointestinais

Certas condições gastrointestinais, como gastroenterite, pancreatite ou doença inflamatória intestinal, podem provocar diarreia crônica em cães. Essas doenças geralmente são acompanhadas por sintomas adicionais, como vômitos, perda de apetite e perda de peso.

O que fazer quando o cachorro está com diarreia

Idealmente, sempre que o cachorro está com diarreia é importante consultar o veterinário, especialmente quando existe suspeita de problemas mais sérios, como ingestão de substâncias não comestíveis, infecção intestinal, presença de parasitas, doenças ou reação a medicamentos

No entanto, enquanto se espera pela consulta com o veterinário, existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar o desconforto, como por exemplo:

• Manter a hidratação: a diarreia pode levar à desidratação, por isso é importante garantir que o cachorro esteja sempre bem hidratado. É aconselhado oferecer água fresca regularmente e, se necessário, consultar o veterinário sobre a possibilidade de administrar soluções de reidratação oral.
  • Fazer jejum temporário: em casos de diarreia leve, pode ser recomendado um jejum temporário de até 24 horas para descansar o sistema digestivo do cachorro e aliviar os sintomas. Nestes casos, é aconselhado conversar com o veterinário para obter orientações adequadas sobre a duração do jejum.
  • Oferecer uma alimentação leve: após o período de jejum, deve-se oferecer ao cachorro uma dieta leve e de fácil digestão. Isso pode incluir alimentos como frango cozido sem pele, arroz branco e abóbora cozida, tudo sem temperos.
  • Evitar o acesso a alimentos inadequados: é sempre importante garantir que o cachorro não tenha acesso a alimentos humanos, lixo ou qualquer substância que possa estar causando a diarreia.

Durante todo o processo é muito importante observar se a diarreia está melhorando ou piorando com o tempo. Caso exista piora dos sintomas ou aparecimento de novos sintomas preocupantes, é recomendado consultar um veterinário imediatamente.

Quando ir ao veterinário

É importante buscar atendimento veterinário imediato se:

• A diarreia persistir por mais de dois dias;
  • Existir sangue nas fezes do cachorro;
  • O cachorro apresentar sinais de desidratação, como gengivas secas, cansaço excessivo e/ou perda de apetite.
  • O cachorro apresentar vômitos frequentes ou intensos.
  • Se houver sintomas preocupantes como febre, fraqueza ou perda de peso inexplicada.

A diarreia em cachorros pode ser causada por uma variedade de fatores, portanto, é sempre recomendado buscar orientação veterinária para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Ao observar qualquer alteração no comportamento ou saúde do cachorro, especialmente quando se trata de diarreia, é melhor agir com prontidão e procurar aconselhamento profissional para garantir o bem-estar do animal de estimação.

• AKC. Dog Diarrhea Survival Guide. Link: <https://www.akc.org/expert-advice/health/doggie-diarrhea/>. Acesso em 25 jun 2023
  • VCA ANIMAL HOSPITALS. Diarrhea in Dogs. Link: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/diarrhea-in-dogs>. Acesso em 25 jun 2023
  • PDSA ORG. Dog Diarrhoea. Link: <https://www.pdsa.org.uk/pet-help-and-advice/pet-health-hub/symptoms/diarrhoea-in-dogs>. Acesso em 25 jun 2023