Auritop: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O auritop é um medicamento indicado para o tratamento de otites agudas ou crônicas, em cachorros e gatos, causadas por fungos ou bactérias.

Este remédio contém 4 princípios ativo principais: ciprofloxacina, que é uma substância antibiótica; cetoconazol, que é um antifúngico; fluocinolona, que é um corticoide; e lidocaína, uma substância com ação anestésica.

O auritop deve ser sempre utilizado com orientação de um veterinário e só pode ser comprado com apresentação de receita médica.

Para que serve

O auritop está indicado para o tratamento de otites agudas ou crônicas, causadas por fungos ou bactérias.

O auritop pode ser usado em gatos e cachorros.

Como usar o auritop

A forma de uso do auritop varia de acordo com a espécie e o peso corporal do pet:

• Gatos: 3 gotas em cada ouvido afetado;
  • Cachorros até 15 kg: 4 gotas em cada ouvido afetado;
  • Cachorros com mais de 15 kg: 8 gotas no ouvido afetado.

Por norma, o auritop deve ser aplicado 2 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias, ou de acordo com a orientação do veterinário.

Otites causadas por fungos podem precisar de um tratamento mais prolongado.

Como aplicar as gotas do auritop

As gotas de auritop devem ser colocadas diretamente no canal auditivo, fazendo-se uma massagem em seguida, por 20 a 30 segundos.

Antes de aplicar as gotas é importante limpar o ouvido externo com uma compressa limpa, para remover qualquer secreção.

Possíveis efeitos colaterais

O auritop pode causar o aparecimento de coceira ou vermelhidão no ouvido ou pele em volta do ouvido. No entanto, os efeitos colaterais são raros, devendo ser informados ao veterinário.

Contraindicações do auritop

O auritop não deve ser usado em animais com alergia a algum dos componentes da fórmula. Além disso, também não deve ser indicado para o tratamento de otites causadas por bactérias ou fungos que não sejam sensíveis à ciprofloxacina ou cetoconazol.

Composição do auritop

Por cada 100 g, auritop contém na sua fórmula:

• Cloridrato de ciprofloxacino: 0,330 g mg
  • Cetoconazol: 1 g
  • Acetonido de Fluocinolona: 0,02 g
  • Cloridrato de lidocaína: 2 g
  • Excipiente: 100 g
  • OUROFINO. Auritop® Uso Veterinário. Link: https://viapet.net/uploads/produto_arquivos/2020042018501212_auritop_bula.pdf. Acesso em 22 dez 2022