Acne felina: o que é, causas e tratamento

Acne felina

A acne felina é uma condição relativamente frequente em gatos, que leva ao aparecimento de cravos na pele, geralmente na região do queixo.

Embora ainda não se conheça a causa específica deste problema, muitos casos de acne felina parecem estar relacionados com a falta de higiene dos comedouros, além de outros fatores como estresse, pelo oleoso ou alergias, por exemplo.

Quando existe suspeita de acne felina, é muito importante consultar um veterinário, para descartar outros problemas, e para iniciar o tratamento adequado, que muitas vezes inclui cuidados de higiene, aplicação de pomadas específicas ou a administração de remédios.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns de acne felina são:

  • Pontinhos negros na região do queixo ou lábio inferior (semelhante a terra);
  • Inchaço e vermelhidão na região do queixo;
  • Coceira intensa.

Em casos de acne felina prolongada, também podem surgir pequenas feridas na pele, com crostas. Essas feridas normalmente acabam infeccionando e causando dificuldade para o gato movimentar o queixo, o que pode interferir com a alimentação.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da acne felina normalmente é feito pelo veterinário através da observação das alterações na pele do gato e seu histórico de saúde. Por vezes, o veterinário pode também pedir exames de sangue, de urina ou até de amostras de pele/pelo, para descartar outros problemas.

O que causa a acne felina

Ainda não se conhece a causa específica que leva ao aparecimento de acne felina, no entanto, alguns fatores que parecem estar relacionados incluem:

  • Falta de higiene com os comedouros;
  • Uso de comedouros de plástico (por acumularem mais sujeira);
  • Rotina de higiene inadequada;
  • Excesso de estresse;
  • Histórico de alergias (especialmente alergias na pele);
  • Pelo oleoso.

Além disso, gatos com algum tipo de problema autoimune também têm maior tendência a desenvolver acne felina. Apesar de não se conhecer a causa específica da acne felina, parece acontecer pela produção excessiva de queratina, que acaba se acumulando na raiz dos pelos e gerando o aparecimento de cravos.

Acne felina é contagiosa?

A acne felina não é contagiosa e, por isso, não passa de um gato para outro. Por ser uma condição de pele, a acne felina depende de vários fatores, sendo comum que afete apenas um gato dentro da mesma casa.

Como é feito o tratamento

O tratamento para acne felina normalmente é rápido e simples, passando pelo aumento dos cuidados de higiene em casa. Porém, também pode ser recomendado pelo veterinário o uso de soluções antimicrobianas e/ou pomadas antibióticas (como mupirocina) para desinfectar a pele afetada.

Nos casos mais difíceis, em que a acne felina não desaparece facilmente, o veterinário pode receitar o uso de antibióticos orais, como amoxicilina, cefalexina, metronidazol ou clindamicina.

Apenas em casos extremos, em que nenhuma das opções anteriores apresentou resultados, o veterinário poderá indicar também isotretinoína, um medicamento que é indicado em humanos para o tratamento de acne.

Tratamento caseiro para acne felina

O tratamento caseiro para acne felina passa por melhorar os cuidados de higiene gerais, como:

  • Limpar diariamente a região afetada, usando um pente fino para remover os pontinhos pretos;
  • Passar na região afetada uma substância antimicrobiana, recomendada pelo veterinário;
  • Lavar diariamente os comedouros de comida e da água;
  • Trocar comedouros de plástico por comedouros de aço inoxidável ou de louça.

Além disso, a suplementação com gotas de ômega 3 e ômega 6 na ração, também pode ser usada em todos os casos. Esses nutrientes têm a capacidade de regular a produção de queratina, reduzindo seu acúmulo na pele e, consequentemente, diminuindo o aparecimento de cravos.

Referências