Cachorro se coçando muito: 6 causas (e o que fazer)

Existem várias causas que podem deixar o cachorro se coçando muito. Uma das mais frequentes é a presença de pulgas, que acabam mordendo o cachorro e gerando irritação e coceira na pele.

No entanto, a coceira também pode ser um sinal de pele seca ou de alguns problemas de saúde, especialmente dermatite ou alergia alimentar, especialmente se for associada a outros sintomas como alterações do pelo, mudanças de comportamento ou infecções recorrentes dos ouvidos, por exemplo.

O recomendado nestes casos é consultar o veterinário, que irá fazer uma avaliação detalhada para tentar entender a causa da coceira, especialmente se o cachorro não tiver pulgas.

6 causas de coceira no cachorro

As principais causas que podem deixar o cachorro se coçando muito são:

1. Pulgas

A causa mais frequente para o aparecimento de coceira no cachorro é a existência de pulgas. Normalmente, a presença de pulgas é mais frequente em cachorros que têm acesso ao exterior e que não fazem desparasitação regular, no entanto, também pode surgir em animais que fazem o tratamento adequado (embora seja mais raro).

Por norma, as pulgas são mais fáceis de identificar na região do pescoço do cachorro, nas patas traseiras e na base da cauda.

O que fazer: o ideal é dar banho no cachorro para eliminar as pulgas presentes no pelo. No entanto, é também importante consultar o veterinário para fazer um tratamento anti-pulgas eficaz, já que a água do banho apenas é capaz de eliminar as pulgas adultas, deixando vários ovos e larvas no pelo, que podem crescer e voltar a causar uma infestação. Além disso, é importante fazer uma desparasitação regular do cachorro, usando medicamentos específicos, como Bravecto, Credeli ou Nexgard, que protegem o cachorro entre 1 a 3 meses.

2. Pele seca

Além da presença de pulgas, a pele seca também é outra causa bastante comum, que pode deixar o cachorro se coçando por horas. A pele seca no cachorro é mais frequente em cachorros que moram em ambientes com pouca humidade e/ou que se alimentam apenas de ração seca, que tem uma composição menos rica em água.

Geralmente, os sinais que ajudam a perceber que a pele do cachorro está seca incluem: presença de caspa no pelo do cachorro, pequenas fissuras na pele e, em alguns casos, perda de pelo.

O que fazer: a melhor forma de hidratar a pele do cachorro é garantindo que bebe bastante água durante o dia. Dessa forma, deve-se garantir que o cachorro tem sempre acesso a água limpa e fresca. Além disso, a alimentação e o tipo de ração também podem ter um impacto muito grande na hidratação do cachorro. Por isso, é importante consultar o veterinário para avaliar se existe necessidade de fazer alguma adaptação na dieta do patudo. Em alguns casos, o veterinário pode ainda receitar o uso de alguns suplementos ou de produtos para melhorar a hidratação da pele.

3. Dermatite

A dermatite é uma inflamação da pele do cachorro que geralmente acontece devido a uma alergia, principalmente quando o cachorro entra em contato com algum tipo de produto, sabonete ou tecido sintético. Nesses casos, a coceira tende a surgir após alguns minutos ou horas e provoca uma vermelhidão na pele, que não está associada à presença de pulgas.

Alguns cachorros também podem apresentar dermatite sazonal, que acontece devido à presença de poeiras e pólen no ar, sendo mais comuns em algumas épocas do ano, como na primavera e verão.

O que fazer: caso seja possível identificar a substância que pode estar causando a alergia é muito importante evitar seu contato com o cachorro. No entanto, quando isso não é possível, ou quando a coceira não melhora, é aconselhado consultar o veterinário para avaliar a necessidade de usar medicamentos específicos, como antialérgicos, para aliviar os sintomas e melhorar o conforto do cachorro.

4. Alergia alimentar

Outra causa relativamente frequente da coceira no cachorro é a alergia alimentar, que acontece quando o cachorro ingere algum alimento ou ingrediente para o qual tem maior sensibilidade. Nesses casos, além da coceira podem surgir outros sinais e sintomas como vômitos, diarreia, ficar lambendo as patas ou ter infecções recorrentes nos ouvidos.

Geralmente, a alergia alimentar é mais comum quando o cachorro come alguma ração que contém frango ou trigo na sua composição.

O que fazer: é importante tentar identificar a causa da alergia alimentar, por isso, é recomendado testar diferentes rações, que possuam ingredientes variados, de forma a ir eliminando a possibilidade. Em geral, as rações que provocam menos risco de alergia são aquelas que possuem salmão. O veterinário é o profissional mais adequado para ajudar a orientar a dieta do cachorro, principalmente quando existe risco de alergia alimentar.

5. Infecção por fungos ou bactérias

A presença de uma infecção por fungos ou bactérias na pele também pode causar coceira intensa no cachorro. Nesses casos é comum existir também caspa no pelo, liberação de líquido ou pus, perda de pelo e mau cheiro.

O que fazer: é aconselhado consultar o veterinário sempre que existe suspeita de alguma infecção no cachorro, já que normalmente é necessário iniciar o tratamento com antibióticos ou antifúngicos, caso o diagnóstico seja confirmado.

6. Estresse e ansiedade

Qualquer tipo de comportamento repetitivo no cachorro pode ser sinal de estresse ou ansiedade. Por isso, é normal que cães estressados fiquem se coçando ou lambendo frequentemente. Outros sinais que podem ajudar a perceber que o cachorro está estressado incluem: ficar andando de um lado para o outro, ter respiração ofegante, mostrar uma postura corporal diferente da habitual ou ficar se escondendo/fugindo, por exemplo.

Embora seja uma causa menos frequente de coceira no cachorro, é importante que seja avaliada, especialmente se nenhuma das outras causas for confirmada.

O que fazer: deve-se tentar acalmar o cachorro criando um ambiente calmo e confortável, onde ele possa se sentir protegido. Além disso, dar atenção extra também pode ajudar.

Quando a ansiedade é muito frequente ou causa coceira intensa, o veterinário poderá recomendar o uso de algum calmante para cachorro, que pode incluir desde opções naturais, como chá de camomila, até medicamentos.

Como aliviar a coceira do cachorro

Algumas formas de aliviar a coceira no cachorro, enquanto se espera pela consulta no veterinário incluem:

• Dar um banho com chá frio/morno de camomila ou chá verde: possuem substância anti-inflamatórias e anti-alérgicas que aliviam a irritação da pele;
  • Aplicar uma mistura de água e vinagre de maça na pele do cachorro: colocando parte iguais de água e vinagre (50% + 50%). O vinagre tem ação antifúngica que elimina fungos da pele que possam estar causando a coceira;
  • Passar óleo de coco na pele do cachorro: este óleo natural ajuda a hidratar a pele, reduzindo a irritação e aliviando a coceira.

Além disso, garantir que o cachorro tem acesso corrente a água limpa e fresca, assim como oferecer uma dieta equilibrada são ótimas formas de manter a hidratação e a saúde da pele do cachorro, evitando situações de coceira.

De qualquer forma, vale sempre a pena relembrar, que a melhor prática é consultar o veterinário, que irá identificar a causa correta e iniciar o tratamento adequado, se necessário.

AKC. Why Is My Dog So Itchy? Possible Causes & Treatment. Link: https://www.akc.org/expert-advice/health/why-is-my-dog-so-itchy/. Acesso em 21 nov 2023

VCA ANIMAL HOSPITALS. Pruritus – Itching and Scratching in Dogs. Link: https://vcahospitals.com/know-your-pet/pruritus-itching-and-scratching-in-dogs. Acesso em 21 nov 2023

PETMD. Why Is My Dog Itching So Much?. Link: https://www.petmd.com/dog/behavior/why-do-dogs-lick-everything. Acesso em 21 nov 2023